Trabalho aos 50 anos

Com a expectativa de vida do brasileiro cada vez mais longa, a taxa de fecundidade mais baixa e a aposentadoria mais tardar, falar sobre o mercado de trabalho aos 50 anos nunca foi tão importante.

Não é possível negar que, para muitas organizações, contratar profissionais mais velhos ainda não é uma opção. Prova disso é o resultado da pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, em 2019, que mostrou que 69% das empresas não contratam trabalhadores com mais de 50 anos.¹

Entre os motivos, salários mais altos, pouca flexibilidade e desatualização foram os mais citados. No entanto, outra pesquisa comprovou que ainda há e haverá espaço para o trabalhador de meia idade.

Segundo um estudo da PwC em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2040, 57% da força de trabalho do país terá 45 anos ou mais.¹

Assim, apesar da resistência de muitas empresas à presença de colaboradores mais velhos, a estimativa aumenta a esperança de que encontrar um trabalho aos 50 anos é possível. E para isso, é preciso estar preparado.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a voltar ao mercado de trabalho, independentemente da sua idade. Continue a leitura e veja quais são elas!

Como voltar ao mercado de trabalho aos 50 anos?

1. Atualize seus conhecimentos em sua área de atuação

Como vimos acima, um dos motivos que leva uma empresa a não oferecer vagas de trabalho aos 50 anos é a desatualização. Portanto, para se ver longe dessas estatísticas, procure atualizar seus conhecimentos técnicos.

Seja qual for sua área, certamente existem algumas particularidades do seu mercado que você não conhece tão bem, ou até tarefas que não sabe executar. O primeiro passo, então, é identificar esses pontos e dedicar-se a eles.

2. Invista em conhecimentos em tecnologia

A transformação tecnológica já é uma realidade nas empresas, e todo profissional precisa conseguir acompanhar essas inovações. O mesmo vale para pessoas acima de 50 anos que querem voltar para o mercado de trabalho.

Se você já trabalha e está em busca de novas oportunidades, certamente não terá tantas dificuldades. No entanto, se já passou alguns anos fora do mercado, poderá se deparar com outra realidade ao procurar por uma vaga.

Por isso, procure auxílio de pessoas mais jovens que convivem com você para se atualizar das últimas novidades do setor da tecnologia. Busque dominar os dispositivos úteis para a rotina do seu setor.

Você também pode recorrer aos cursos online e especializações para se familiarizar e aprender a manejar as ferramentas indispensáveis para sua ocupação.

3. Atualize suas redes sociais

Pode parecer que não, mas as redes sociais também possuem grande influência ao encontrar um trabalho.

Isso porque as plataformas se tornaram uma das mais usadas ferramentas nos processos de recrutamento e seleção, sendo uma poderosa fonte de informação sobre os candidatos.

Não acredita? Então veja o que a Pesquisa Internacional de Mercado de Trabalho, também realizada pela Robert Half, constatou: 44% das empresas brasileiras já desclassificaram candidatos por influência do conteúdo de suas redes sociais²

Por isso, se você está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho aos 50 anos, não apenas tenha contas em redes sociais, mas utilize-as estrategicamente.

O LinkedIn, rede social profissional, é a preferida dos recrutadores, então, invista tempo para preencher seu perfil com as informações sobre suas experiências anteriores, deixando-o mais completo que o tradicional currículo.

Por lá, você também pode aproveitar para procurar por vagas de trabalho aos 50 anos. Para isso, utilize os filtros da rede para encontrar vagas senior, por exemplo. Além de investir no networking com outros profissionais da sua área, como falaremos a seguir.

4. Faça networking

Networking nada mais é do que trabalhar uma rede de contatos, trocar informações e conhecer outros profissionais.

Quanto mais pessoas da sua área você tiver contato, maiores são as chances de receber uma indicação de onde trabalhar aos 50 anos ou ficar sabendo de uma nova oportunidade aberta.

No entanto, não se limite a apenas um setor ou departamento, pois as indicações podem surgir de onde você menos espera.

Além disso, a essência do networking é fazer uma troca e colaboração mútua, e certamente profissionais de outras áreas podem ter muito a agregar para sua volta ao mercado.

5. Cuide da sua saúde

Seja por questões financeiras ou pessoais, se você deseja continuar com seu trabalho aos 50 anos, o cuidado com sua saúde deve ser um dos pontos mais importantes. Afinal, com o passar dos anos, naturalmente nossa saúde e condição física tendem a se tornar mais vulneráveis.

E esse é justamente um dos fatores que podem levar as empresas a optarem pela não contratação de pessoas mais velhas.

Por isso, um dos passos mais importantes ao buscar por oportunidades para manter-se ativo é manter o acompanhamento médico, exercitar-se mentalmente, evitar o sedentarismo, se alimentar de forma balanceada e tantos outros hábitos que podem contribuir para a manutenção da sua saúde.

Dessa forma, com sua saúde em dia, você poderá contribuir positivamente para as organizações com seu capital intelectual.

Quais as oportunidades de emprego depois dos 50?

As oportunidades de trabalho aos 50 anos independem das áreas. Na verdade, se a pessoa está capacitada e a empresa não faz distinção de idade, você pode encontrar oportunidades nas áreas de maior interesse.

Para isso, você pode contar com profissionais de recursos humanos e serviços de outplacement não apenas para refinar sua vocação, mas para desenvolver um plano de recolocação sob medida.

Além disso, você também pode recorrer aos sites de vagas com foco em profissionais acima de 50 anos, como é o caso das empresas Maturi e Labora, ou diretamente em organizações que possuem programas focados na inclusão de profissionais maduros.

Empreender para voltar ao mercado de trabalho aos 50 anos

Também não podemos esquecer que o empreendedorismo é uma alternativa interessante, para aqueles que possuem aptidão para trabalhar por conta própria e ser dono de um negócio.

Para se ter uma ideia, segundo um levantamento da Harvard Business Review, a média de idade de fundadores de startups de sucesso é de 45 anos. Isso quer dizer que, ao invés de sair do mercado, muitas pessoas começam bons negócios na meia idade.³

De acordo com a pesquisa, as experiências de trabalho anteriores tornam os mais velhos mais preparados. Tornando, no cenário do empreendedorismo, a idade uma vantagem competitiva e não uma limitação.

https://hbr.org/2018/07/research-the-average-age-of-a-successful-startup-founder-is-45 3

Por isso, se você deseja voltar ao mercado de trabalho aos 50 anos e se interessa pela oportunidade de ter o seu próprio negócio, talvez esse seja o momento de tirar suas ideias do papel.

Mantenha a vitalidade aos 50 anos!

Como vimos, manter-se saudável é indispensável para continuar no mercado de trabalho durante a meia idade. Para isso, conheça nossa linha de suplementos alimentares de vitaminas e minerais, Vitasay 50+, desenvolvida para pessoas acima de 50 anos.

Mas, essa decisão não deve ser tomada sozinha. O ideal é consultar um nutricionista e realizar os exames necessários para que seja possível avaliar se a suplementação pode aumentar sua energia, disposição e saúde.

Para os homens, temos o Vitasay 50+ A-Z Homem, um suplemento desenvolvido especialmente para homens acima de 50 anos, na qual possui vitaminas e minerais em altas concentrações.

Já para as mulheres, nossa sugestão de consumo são dois comprimidos por dia4 do A-Z Mulher, que possui 20 vitaminas e minerais em concentrações adequadas às necessidades nutricionais da mulher para complementar a alimentação diária.

Conheça também a Vitamina de A a Z Feminina e seus benefícios.

Vitasay 50+ A-Z mulher. Alimento isento de registro conforme RDC 272010. 10/2022.

Vitasay 50+ A-Z homem. Alimento isento de registro conforme RDC 272010. 10/2022.