Imagem do post 8 vitaminas para dar ânimo e disposição. Como elas funcionam?


Nem sempre a falta de energia é consequência apenas do cansaço ou do estresse acumulado. A fadiga física e mental pode estar relacionada também à carência de vitaminas para dar ânimo e disposição.

Afinal, as vitaminas são compostos orgânicos fundamentais à manutenção da vida. Quando estão em equilíbrio no corpo, elas promovem um bom funcionamento do organismo e o aproveitamento de energia por parte dos alimentos ².

Você sabe qual a importância das vitaminas para nossa saúde? E como aumentar a disposição com o consumo de algumas delas?

Se deseja descobrir qual a melhor vitamina para o cansaço físico e mental, leia este texto até o final e aprenda como ter mais energia para as tarefas cotidianas!

Qual a importância das vitaminas para nossa saúde?

As vitaminas necessárias para o dia a dia são compostos orgânicos essenciais que podem ser adquiridos por meio do consumo de alimentos ou suplementos alimentares ¹.

Elas atuam como coenzimas importantes em diversas reações bioquímicas do organismo, além de desempenharem papéis específicos de acordo com seus tipos. A falta de vitaminas no corpo pode desenvolver vários tipos doenças e sintomas indesejáveis, como queda de cabelo, distúrbios na pele e falta de energia e fadiga constante ¹.

Elas são divididas em dois grupos caracterizados pela sua solubilidade:

  • hidrossolúveis: vitaminas que são solúveis em águas e absorvidas pelo intestino. Não são tóxicas, sendo facilmente eliminadas pela urina. As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas do complexo B e vitamina C ¹;
  • lipossolúveis: são solúveis em gorduras (lipídios) e absorvidas pelo intestino com o apoio dos sais biliares produzidos pelo fígado. Se consumidas de forma excessiva, elas podem se acumular no organismo e causar toxicidade. As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas A, D, E e K ¹,².

Os benefícios das vitaminas variam de acordo com o seu tipo. Muitas pessoas que possuem alimentação desregulada ou doenças como a má absorção, entre outras, consomem também suplementos multivitamínicos para atingir a dose diária recomendada de cada micronutriente ².

Ou seja, são vários motivos que levam a pessoa a tomar suplementos ou equilibrar sua alimentação: fortalecer ossos e músculos, melhorar a cicatrização, aumentar a imunidade, prevenir queda de cabelo, aumentar a energia e o desempenho físico, entre muitos outros ².

Vamos agora descobrir quais são as vitaminas para dar ânimo e disposição e você manter a energia lá em cima no dia a dia? Veja abaixo.

8 vitaminas para dar ânimo e disposição

Algumas vitaminas necessárias para o dia a dia participam de processos no organismo que ajudam a produzir energia para as células. Por isso, caso elas estejam em níveis abaixo do recomendado, pode-se desencadear fadiga, fraqueza muscular e, claro, falta de motivação para praticar atividades físicas e até as tarefas rotineiras ².

Entenda quais são as melhores vitaminas para dar ânimo e disposição, suas fontes alimentares e quais são as doses diárias recomendadas de cada uma delas.

1. Vitamina B1

A vitamina B1, chamada de tiamina, desempenha um papel fundamental na produção de energia no organismo. Ela contribui na conversão de carboidrato em energia, além de participar do funcionamento das células do sistema nervoso e do sistema cardíaco ⁴.

Suas principais fontes alimentares são carne de porco, atum, legumes, batatas, casca do arroz, cereais não refinados, trigo integral, farinha de aveia, amendoim e leite ².

A dose diária recomendada de tiamina é ²:

  • homens acima de 19 anos: 1,2 mg/dia;
  • mulheres acima de 19 anos: 1,1 mg/dia.

2. Vitamina B2

Conhecida cientificamente por riboflavina, a vitamina B2 também participa da transformação celular de carboidrato em energia. Por isso, ela atua no crescimento e na proliferação das células, no metabolismo oxidativo e na produção de células vermelhas, sendo ótimas para a saúde dos olhos e da pele ⁴.

Saiba onde encontrar essa vitamina para dar ânimo e disposição: leite e seus derivados, fígado, cereais, peixes, brócolis, ervilha, feijão, ovos etc ².

A dose diária recomendada de riboflavina é ²:

  • homens acima de 19 anos: 1,3 mg/dia;
  • mulheres acima de 19 anos: 1,1 mg/dia.

3.   Vitamina B6 (piridoxina)

Cientificamente chamada de piridoxina, a vitamina B6 é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo ¹. O seu principal papel é atuar como coenzima no processo metabólico de aminoácidos, carboidratos e lipídios, formando blocos proteicos e DNA ⁵.

Ela participa da reserva de glicogênio nos músculos e no fígado, permitindo que haja maior produção de energia pelo organismo ⁵.

Além disso, mais um fator que a torna uma ótima vitamina para dar ânimo e disposição é que ela auxilia a manutenção do funcionamento do cérebro e na produção de neurotransmissores, como a dopamina, serotonina e norepinefrina. Como consequência, ela ajuda a controlar o apetite, a regular o sono e a melhorar a percepção sensorial ⁵.

A vitamina B6 pode ser encontrada em diversos alimentos, como peixes, aves, carnes de porco, ovos, banana, oleaginosas, abacate, arroz integral, batatas e repolho ².

A dose diária recomendada é ²:

  • homens e mulheres de 19 a 50 anos: 1,3 mg/dia;
  • homens com mais de 50 anos: 1,7 mg/dia;
  • mulheres com mais de 50 anos: 1,5 mg/dia.

4. Niacina (ex-vitamina B3)

A niacina participa de mais de 200 processos enzimáticos no organismo humano, contribuindo também para a transformação de carboidratos, gorduras e proteínas em energia ².

Além de desempenhar papel fundamental no metabolismo energético, a niacina atua na regulação da cadeia respiratória, do armazenamento de cálcio e no aumento do colesterol HDL ².

Suas principais fontes alimentares são alimentos de origem animal, como ovos, carnes, aves e peixes. E ainda alguns vegetais, como farelo de trigo, amendoim, legumes e sementes, abacates, tâmaras, ameixas secas etc ².

Veja qual é a dose diária recomendada da ex-vitamina B3 ²:

  • homens acima de 19 anos: 16 mg/dia;
  • mulheres acima de 19 anos: 14 mg/dia.

5. Vitamina B12

A cobalamina, conhecida popularmente como B12 é uma das principais vitaminas para dar ânimo e disposição e viver com mais bem-estar.

Além de aumentar a energia do corpo e prevenir a anemia, ela regenera os glóbulos vermelhos, aumenta o apetite em crianças, mantém o sistema nervoso saudável e ainda estimula a memória, a concentração e o equilíbrio do corpo ².

A carência dessa vitamina é considerada algo muito grave, pois desencadeia doenças e estados crônicos irreversíveis, podendo levar à morte, como anemia, fadiga extrema, doenças cardiovasculares e desmielinização de neurônios ⁶.

Os alimentos ricos em B12 são os de origem animal, como carne de vaca e de porco, fígado, peixe, leite, ovos, queijo e rim ².

As doses diárias recomendadas de B12 são de 2,4 ug/dia para homens e mulheres com mais de 19 anos.

6. Biotina

A ex-vitamina B7 é muito conhecida pelos benefícios gerados à pele, às unhas e aos cabelos. Porém, ela também atua como coenzima na quebra de gorduras, carboidratos e proteínas dos alimentos a fim de gerar energia ao organismo ².

A deficiência de biotina pode gerar baixo tônus muscular, fadiga extrema com fraqueza muscular geral, anorexia e queda de cabelo ².

Veja onde encontrar biotina nos alimentos: levedura de cerveja, leite, rim, arroz integral, fígado, soja, flocos de aveia, cogumelos Paris, ovos e lentilhas ².

A dose diária recomendada é de 30 ug/dia para homens e mulheres com mais de 19 anos ².

Leia também: Entenda o que é biotina e descubra para que serve esse nutriente

7. Vitamina D

Por último, precisamos destacar também a importância da vitamina D na produção de energia no organismo.

Conhecida cientificamente como calciferol, a vitamina D é vital para a formação e a mineralização dos ossos, absorvendo e regulando o cálcio no organismo. Sua carência gera cansaço, fraqueza muscular, pouca motivação para atividades físicas, problemas musculares, entre outros sintomas ².

Apesar de ser encontrada em baixas quantidades em alguns alimentos (leite e derivados, ovos, sardinha, salmão e cogumelos e fígado), sua principal e maior fonte é a exposição solar ².

Continue aprendendo: Como fazer suplementação de vitamina D? Para quem é indicada?

Percebeu que as vitaminas do complexo B e a vitamina D são as melhores vitaminas para dar ânimo e disposição? Mas, nem por isso, deve-se deixar a ingestão de outros micronutrientes de lado.

Como o corpo funciona de modo harmônico, para uma vitamina executar suas funções adequadamente é preciso ingerir outras vitaminas e minerais que ajudam a potencializar suas atuações. Um exemplo é a biotina que atua na absorção da vitamina C ².

Quer continuar aprendendo como cuidar da sua saúde diariamente? Leia mais artigos em nosso blog:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.

1. Matias, Ana Elisa Barreto. Fundamentos da bioquímica: fundamentos da bioquímica vitaminas e sais minerais. (2022).

2. Pires, Micaela Diegues. O poder das vitaminas. Diss. [sn], 2012.

3. Office of Dietary Supplements . Fact Sheet for Health Professionals: Vitamin B6. U.S. National Institutes of Health. 2018.

4. Rubert, Aline, et al. Vitaminas do complexo B: uma breve revisão. Revista Jovens Pesquisadores 7.1 (2017): 30-45.

5. Panigassi, Giseli. BIODISPONIBILIDADE DE VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS: Vitamina B6.

6. Leite, Heitor Pons. Metabolismo de vitaminas e oligoelementos. Terapia nutricional no paciente pediátrico grave. São Paulo: Atheneu (2005): 220-1.