Os praticantes de atividades físicas, especialmente os de musculação, costumam realizar diversos tipos de agachamentos para fortalecer os membros inferiores do corpo. O exercício sumô é uma das variações de agachamento que está em alta nos treinos em academias ¹.
Isso porque ele é considerado um dos mais eficazes na hipertrofia de coxas e glúteos, sendo indicado também para praticantes iniciantes e/ou que possuem dificuldade em descer os quadris adequadamente durante o agachamento ¹,⁴.
Existem diversos tipos de agachamentos, como o até 90º, frontal, avanço, afundo, entre outros ¹. Vamos conhecer melhor a variação sumô?
Aproveite este texto para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é e para que serve o exercício de agachamento sumô, além de conferir um passo a passo para executar o movimento da forma correta. Boa leitura!
O que é agachamento sumô?
O exercício sumô é uma variação do agachamento tradicional, em que os pés ficam mais afastados uns dos outros, apontados para fora, ultrapassando a largura dos ombros ². Ele é considerado uma atividade simétrica, em que há movimentos iguais e simultâneos dos quadríceps e das pernas ³.
A maior amplitude de movimento dos quadris com os pés mais afastados ajuda quem possui mobilidade reduzida nessa região e certa dificuldade de agachar. O sumô pode ser realizado com diversos equipamentos, como barras, halteres, rack ou kettlebell ⁴.
Para que serve o exercício de agachamento sumô?
O agachamento sumô serve para fortalecer e aumentar a massa muscular dos membros inferiores do corpo. Bastante praticado por mulheres, esse exercício visa ao desenvolvimento de músculos das coxas, dos glúteos e das panturrilhas ¹.
Pelo fato de ser realizado com as pernas mais distantes da linha do quadril, esse agachamento intensifica o trabalho dos adutores das coxas, ativando menos os músculos isquiotibiais (localizado na posterior da coxa) ².
Leia também: O que é resistência muscular e os melhores exercícios para aumentar
O exercício sumô trabalha quais músculos?
Esse exercício trabalha todos os músculos das pernas, incluindo quadríceps, glúteos e até as panturrilhas. Porém, há maior exigência dos glúteos e dos adutores, localizados na parte interna das coxas ⁴.
A boa notícia é que quem possui pouca força nos adutores, consegue fortalecê-los com a prática dessa atividade ⁴.
Em suma, veja quais são os principais músculos trabalhados ⁴:
- quadríceps: localizado na parte da frente das coxas, é um dos maiores músculos do corpo;
- adutores;
- glúteo máximo;
- panturrilha;
- posteriores das coxas;
- abdômen, utilizado como estabilizador da posição.
Benefícios do agachamento sumô com halter
Os benefícios do agachamento sumô com halter são praticamente os mesmos já citados acima: o fortalecimento da musculatura das pernas e dos glúteos ².
A única diferença é que, assim como a variação sumô feita na barra, há uma maior exigência de um músculo da panturrilha, chamado de gastrocnêmio ².
Continue aprendendo: Alimentação para quem malha: quais alimentos melhoram o desempenho físico?
Como fazer o exercício sumô corretamente?
É de suma importância saber fazer o sumô ou qualquer outra variação de agachamento para evitar danos às articulações, dores musculares e possíveis lesões, como no ligamento, na coluna lombar, artrite, artrose, hérnias de discos, condromalácia patelar, entre outras ¹
Por isso, além de seguir o passo a passo de como fazer o sumô, não deixe de treinar com o acompanhamento de um profissional especializado para reduzir os riscos envolvidos.
Pelo fato do agachamento sumô ser executado de forma diferente do tradicional, é necessário ficar atento a alguns pontos ². Veja abaixo.
- Deixe a coluna em posição neutra: isso evita sobrecarga e possíveis dores e lesões a longo prazo ².
- Aumente a carga gradativamente: não ultrapasse os limites do seu corpo e use uma carga compatível com o seu nível de condicionamento físico. O objetivo é, aos poucos, aumentar a força muscular e, dessa forma, utilizar mais peso sem causar lesões ².
- Comece usando halteres: para os praticantes iniciantes, recomenda-se fazer o exercício sumô com halteres, pois facilita o aprendizado do movimento ².
- Foque no alinhamento do seu corpo: é essencial alinhar o corpo para não sobrecarregar as articulações. Por isso, perceba se seus joelhos estão na mesma linha dos pés, projetados para fora ².
- Deixe os braços imóveis durante todo o movimento ⁴.
Para pessoas que possuem problemas nos joelhos, é necessário verificar a viabilidade de praticar a variação sumô. É capaz de precisar de adaptações no movimento. Assim como quem tem problemas na coluna, devem utilizar halter em vez de barra ².
Passo a passo para fazer exercício sumô
Agora que você já leu as dicas iniciais, confira o passo a passo do movimento dessa variação sumô para praticar com segurança ²:
Agachamento sumô com barra
- Encaixe a barra na altura do trapézio e a retire do suporte ²;
- Coloque os pés mais abertos do que a linha do quadril, apontados levemente para fora ²;
- Flexione os joelhos lentamente até formar um ângulo de 90 graus. Deixe os joelhos alinhados com os pés ²;
- Estique devagar os joelhos subindo o corpo para a posição em pé ²;
- Repita o movimento.
Agachamento sumô com halter
- Na posição em pé, afaste as pernas em uma largura maior do que a linha dos ombros e aponte os pés para fora ⁴;
- Segure o halter com as duas mãos à sua frente ⁴;
- Com a coluna em postura neutra, contraia a lombar e o abdômen e dobre lentamente os joelhos ⁴;
- Desça até deixar as coxas paralelas ao chão ⁴;
- Suba novamente esticando as pernas devagar ⁴;
- Repita o movimento ⁴.
Que tal começar a praticar o exercício sumô?
O sumô é um ótimo exercício para usar e variar as formas de estímulos no treino. Além de poder ser feito sem a necessidade de um equipamento maior, como a barra, ele é ótimo para desenvolver a força muscular nos membros inferiores, especialmente de quem possui pouca mobilidade no quadril ².
Para evitar danos aos músculos, às articulações e a outras partes do corpo, é necessário buscar um acompanhamento profissional para entender as suas condições de saúde e objetivos na atividade para elaborar um treinamento individual adequado ².
Afinal, esse agachamento deve ser associado a outros movimentos para potencializar os resultados, levando em conta o número de repetições, a duração e a quantidade de carga utilizada ².
Gostou de aprender sobre o exercício sumô? Continue lendo mais artigos em nosso blog e veja diversas opções para mexer o seu corpo com saúde e bem-estar:
- Bicicleta aos 50! Tudo o que você precisa saber para começar a praticar
- 10 alongamentos para fazer em casa com segurança e praticidade
- Como jogar vôlei adaptado? Conheça um dos melhores esportes para a meia idade
Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.