Se você ainda não sabe o que são carotenoides, saiba que eles estão presentes no seu dia a dia mais do que imagina. Presentes em frutas e hortaliças, essa substância é primordial para a manutenção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares ².
Na indústria alimentícia, os carotenoides são muito utilizados como corantes naturais pelo fato de apresentarem propriedades antioxidantes. No organismo humano, eles formam a vitamina A ².
Mas, apesar de serem encontrados facilmente em alimentos no Brasil, eles não são devidamente ingeridos pela população. E, por isso, há um elevado número de pessoas com deficiência de vitamina A, principalmente crianças ².
Para evitar a carência dessa vitamina e outros nutrientes, continue a leitura e aprenda o que são carotenoides, para que servem e quais alimentos são fontes ricas dessa substância.
O que são carotenoides?
Os carotenoides são substâncias encontradas em frutas e vegetais, consideradas pigmentos. Precursores da vitamina A, eles possuem alto valor nutricional e apresentam coloração variada, como amarela, laranja e vermelha. Seu nome é derivado do termo científico da cenoura (Daucus Carota), que foi a primeira fonte de caroteno descoberta ¹,².
Atualmente, já foram descobertos mais de 600 carotenoides, sendo que 50 deles são precursores da vitamina A (retinol). Logo, nutricionalmente, eles podem ser classificados como ²:
- pró-vitamínicos: que formam a vitamina A;
- carotenoides inativos: que possuem apenas atividades como corante e antioxidante.
Entre as espécies de carotenoides, o β-caroteno é o mais encontrado em alimentos e que tem maior atividade pró-vitamina A ¹.
Pelo fato dessas substâncias serem lipossolúveis, elas se concentram mais no tecido adiposo e no fígado. Mas também apresentam concentração no plasma, no coração, nos músculos, nos rins, na pele, no cérebro e no pulmão ².
Qual a importância da vitamina A no organismo?
A vitamina A desempenha diversos papéis fundamentais no organismo humano. Suas formas mais ativas, o retinol, o retinal e o ácido retinóico ², contribuem para:
- a formação, o desenvolvimento e a manutenção de tecidos epiteliais ¹;
- o sistema reprodutivo ¹;
- bom funcionamento do sistema imunológico ¹;
- manutenção da saúde dos olhos, atuando na regeneração de fotorreceptores ¹.
Para que servem os carotenoides?
As duas classificações nutricionais dos carotenoides, pró-vitamina A e inativos, possuem alto teor antioxidante, protegendo o corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Por isso, eles são considerados protetores contra o câncer e outras doenças crônicas ¹.
Essa ação antioxidante é associada a outras funções, como inibição da proliferação celular, aumento da diferença celular e elevação da resposta imune do organismo ¹.
Pesquisas mais recentes também revelaram que outras espécies de carotenoides, como a luteína, atuam contra a degeneração macular (da retina) e catarata ¹.
Leia mais: O que são antioxidantes naturais? Para que servem?
Como o organismo humano obtém os carotenoides?
A única forma do organismo humano obter os carotenoides é por meio dos alimentos ou, caso seja necessário, pela suplementação ¹,².
Alguns fatores podem ajudar a melhorar a absorção dessa substâncias no organismo, como, por exemplo, a presença de gordura na dieta. Um estudo comprovou que pessoas que comeram mais gorduras saudáveis elevaram os níveis séricos de β-caroteno no corpo do que aquelas que comeram de forma reduzida ¹.
O que contribui para aumentar a biodisponibilidade de carotenoides no organismo também é a ingestão adequada de proteínas e frutas ².
Por outro lado, alguns fatores podem atrapalhar a quantidade de carotenoides absorvidos, como ²:
- alto consumo de fibras, como a pectina, que eleva a quantidade de gorduras eliminadas pelas fezes;
- competição entre os diferentes tipos de carotenoides;
- as condições nutricionais da pessoa;
- alteração na acidez do estômago;
- má absorção de lipídios (gorduras);
- infecções;
- parasitas intestinais;
- fatores hereditários.
Onde encontrar carotenoides?
A boa notícia é que é fácil descobrir onde encontrar carotenoides. Há muitas opções de alimentos que são fontes ricas dessas substâncias e acessíveis para toda a população, principalmente a brasileira ¹,².
Cada vez mais, pesquisas revelam fontes ricas de carotenoides em cada região do Brasil. Ou seja, além dos alimentos vendidos em todo o país, os produtos regionais que geralmente são mais acessíveis, também fornecem grande concentração desse nutriente ¹,². Ótimo, não é mesmo?
O buriti e o dendê, frutos de palmeiras, por exemplo, são considerados as fontes mais ricas em carotenoides no Brasil ¹.
Além desses, podemos citar outros alimentos regionais brasileiros, como: pajurá, piquiá, tucumã, umari, macaúba, pupunha, araticum, bocaiúva, cajá e pequi ¹.
Mais alimentos ricos em carotenoides
- abóbora, cenoura, batata-doce, pimentão ¹,²;
- frutas: manga, goiaba, nectarina, pitanga, mamão-papaia, pêssego, laranja, melancia ¹,²
- couve, espinafre, mostarda, salsinha, taioba ¹,²
- alimentos de origem animal: fígado, carne de boi, peixes, manteiga, leite e derivados e óleo de fígado de bacalhau ²;
- tomates e derivados, como suco e molhos ²;
Uma curiosidade é que cada alimento possui predominância de algum tipo de carotenoide. Por exemplo, pode-se dividir as frutas em dois grupos, como β-caroteno (manga, goiaba, buriti etc) e β-criptoxantina (mamão-papaia, pequi, pitanga, entre outros) ².
Sendo que no pequi o carotenoide predominante é a zeaxantina e no mamão-papaia, no tomate e na pitanga é o licopeno. O licopeno, que possui alto poder antioxidante, é melhor absorvido após o cozimento do alimento, principalmente se for inserido em receitas mais oleosas, como molhos ².
Já o pimentão-amarelo é considerado outra fonte riquíssima, pois é composto por nove carotenoides ².
Outro exemplo que podemos dar são as melancias desenvolvidas pela EMBRAPA, que apresentam alta concentração de carotenóides e açúcares. A de polpa amarela concentra mais caroteno, a vermelha é rica em licopeno e a laranja possui os dois carotenoides ².
Cuide da sua saúde!
Percebeu que há diversas opções de alimentos ricos em carotenoides, certo? Basta adicioná-los à dieta diária para fornecer esse nutriente tão essencial à saúde do corpo. E o melhor: as principais fontes são de origem vegetal e mais baratas para consumir ².
Entender o que são carotenoides e seus benefícios é fundamental para se proteger de doenças e aumentar o poder antioxidante do seu corpo, combatendo também os efeitos causados pelo envelhecimento ².
Quer continuar cuidando da sua saúde de forma integral? Leia mais artigos em nosso site:
- Entenda, de uma vez por todas, qual o melhor açúcar para a saúde
- Alimentos com gordura: comer ou não comer? Entenda!
- 7 alimentos que não inflamam e como eles agem no organismo
Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.