Saber para que serve o zinco no organismo e quais são suas principais fontes alimentares é essencial para a manutenção da saúde ao longo da vida. Esse micronutriente possui maior carência na população mundial, principalmente na dieta ocidental que é rica em açúcares e gorduras trans e saturadas e pobre em fibras, vitaminas e minerais ¹.
A deficiência de zinco é considerada um problema nutricional em todo o mundo, afetando igualmente populações de países desenvolvidos e em desenvolvimento, independentemente de idade, gênero e raça ¹.
Pesquisas comprovam que, nos Estados Unidos e em países latino-americanos, o consumo médio de zinco está entre 50% a 80% da recomendação diária ideal ¹.
Isso é bastante grave, já que o zinco participa de mais de 300 reações químicas no organismo e é vital para a quebra de macromoléculas e diversas outras funções ¹.
Vamos entender melhor o que o zinco faz no organismo e quais alimentos devem ser incluídos na alimentação? Boa leitura!
Para que serve o zinco no organismo?
A partir de agora, você vai entender a importância do zinco no organismo e os motivos que esse mineral não pode ficar fora da sua dieta diária. Destacamos a participação desse micronutriente ¹:
- na síntese e na degradação de macromoléculas;
- na composição integral de proteínas;
- na atuação direta como co-fator enzimático em mais de 300 reações químicas no corpo.
O zinco é encontrado de forma bastante distribuída no organismo, em baixas concentrações de 1,5g a 2,5g. Porém, mesmo que sua concentração não seja alta, a carência desse mineral no corpo humano pode gerar doenças graves, já que impacta diversas reações químicas e funções corporais ¹.
Esse micronutriente é absorvido e transportado rapidamente para o fígado pela proteína albumina. Sua distribuição para os outros tecidos acontece por meio do plasma, que concentra cerca de 10 a 20% do zinco total do corpo ¹.
Ou seja, esse mineral é essencial para o bom funcionamento de todo o organismo. Veja agora os principais benefícios do zinco para a sua saúde.
Crescimento saudável
O zinco é fundamental para o crescimento físico e o desenvolvimento mental de crianças. De acordo com especialistas, a suplementação feita com zinco durante o pré-natal ajuda a melhorar o crescimento do bebê, principalmente em regiões que possuem alto nível de deficiência desse micronutriente ¹.
Absorção de vitamina A
O zinco é o responsável pela secreção da proteína que realiza o transporte da vitamina A. Logo, caso não haja concentração adequada desse mineral no corpo, o organismo também fica carente de vitamina A, que desempenha vários papéis, como ¹:
- saúde dos olhos;
- manutenção da pele;
- resistência a infecções;
- crescimento e desenvolvimento ósseo;
- secreção noturna do hormônio GH;
- reprodução.
Bom funcionamento do sistema nervoso
Os impulsos nervosos são transmitidos de um neurônio para outro por meio de sinapses. O zinco participa ativamente dessas junções interneuronais, concentrando-se em alguns circuitos de neurônios e realizando ações moduladoras no sistema nervoso central ¹.
Equilíbrio do sistema imunológico
O zinco é vital para a defesa do organismo contra agentes externos nocivos. Ao entender para que serve o zinco no organismo e no sistema imune, percebe-se a sua atuação ¹:
- na proliferação e no amadurecimento das células de defesa;
- na redução de danos oxidativos no corpo;
- na atividade das células natural killer (NK) e linfócitos, importantes contra infecções e tumores.
Um estudo realizado com suplementação de zinco em pessoas da terceira idade constatou que houve uma significativa diminuição de casos de infecções e o aumento da resistência contra microorganismos nocivos ¹.
Leia também: Os 7 principais sintomas da imunidade baixa + como se proteger
Melhora do sistema antioxidante
O zinco é um dos micronutrientes mais importantes para o bom funcionamento do sistema antioxidante. Esse sistema é definido como a defesa das células contra danos causados pelas reações do oxigênio no corpo ¹.
Esse mineral mantém a integridade e a funcionalidade das membranas das células. Ele reduz o estresse oxidativo, que contribui para o desenvolvimento de várias doenças crônicas, como aterosclerose, câncer, doenças neurodegenerativas, artrite reumatóide etc ¹.
Ele também atua contra o avanço do envelhecimento, retardando ou eliminando alguns efeitos da idade devido à propriedade antiinflamatória e antioxidante do zinco ¹.
Aprenda mais: Minerais quelatos: o que são, benefícios e onde encontrar
Onde encontrar o zinco?
Ficou curioso onde encontrar esse mineral depois de aprender para que serve o zinco no organismo? Saiba que é fácil consumir esse micronutriente na alimentação diária.
Ele é encontrado em ¹:
- carnes bovinas, aves, peixes e frutos do mar;
- leite, queijos e outros derivados;
- cereais de grãos integrais;
- gérmen de trigo;
- feijão;
- nozes, amêndoas e castanhas;
- sementes de abóbora.
Porém, é preciso destacar que a ingestão alimentar não garante a boa absorção desse mineral no corpo. Isso porque depende da biodisponibilidade do alimento e de alguns outros nutrientes encontrados neles ¹.
Por exemplo, pode haver interação química do zinco com oxalato, fitatos, taninos, fibras, polifenóis e alguns minerais, que podem prejudicar a sua absorção e o aproveitamento integral de zinco no organismo. Por outro lado, a absorção pode ser facilitada pela presença de aminoácidos, fosfatos, ácidos orgânicos e proteínas no corpo ¹.
O ideal é consultar um especialista e montar uma dieta que inclua todos os nutrientes, explorando a capacidade de um ajudar o metabolismo do outro.
Entenda melhor: a deficiência de zinco pode ser desenvolvida por quem come muito cereal refinado e pão não fermentado, que possuem alto nível de fibras e fitatos que impedem a boa absorção de zinco ¹.
Como suplementar o zinco?
Primeiramente, antes de inserir qualquer suplemento alimentar na rotina, busque orientações médicas confiáveis. Pois, dependendo das suas necessidades, a quantidade de ingestão diária de zinco pode variar.
A Ingestão Diária Recomendada (IDR) de zinco pelo Ministério da Saúde é ²:
- adultos: 7 mg/dia;
- gestantes: 11 mg/dia;
- lactantes: 9,5 mg/dia;
- crianças de 1 a 3 anos: 4,1 mg/dia;
- crianças de 4 a 6 anos: 5,1 mg/dia;
- crianças de 7 a 10 anos: 5,6 mg/dia.
Além disso, é necessário ressaltar a importância do consumo de micro e macronutrientes junto à prática de atividades físicas. Afinal, a quantidade de consumo de determinados alimentos varia quando a pessoa está sedentária ou ativa ¹
Entendeu para que serve o zinco no organismo? Viu como suas principais fontes alimentares são de fácil acesso e consumo? Continue no nosso blog e informe-se ainda mais:
- 7 alimentos que não inflamam e como eles agem no organismo
- O que causa colesterol alto? Como reduzir os níveis de gordura no sangue?
- Alimentação vegetariana: tudo o que você precisa saber para começar
Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.
1. Cruz, Josilaine B. Fernandes, e Henrique Freire Soares. Uma revisão sobre o zinco. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde 15.1 (2011): 207-222.