Se a leitura não foi um hábito cultivado durante sua vida, chegou a hora de incluí-lo entre seus hobbies para chegar à terceira idade com saúde. Para ajudar, hoje vamos recomendar alguns livros essenciais para ler após os 40 anos.
Mais do que fonte de conhecimento ou entretenimento, à medida que a idade avança, a leitura também pode ser uma forma de prevenir doenças.
Isso porque o simples hábito de ler algumas páginas por dia pode ajudar sua mente a manter-se ativa, evitando o aparecimento ou a piora de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.¹
Além disso, a leitura também:
- melhora a memória;
- ajuda na concentração;
- estimula o raciocínio;
- incentiva a criatividade;
- reduz o estresse;
- combate a ansiedade;
- melhora o humor;
- ajuda a adormecer.
Muitas vantagens, certo? Por isso, separamos nossa sugestão de livros essenciais para ler para te incentivar a adotar esse hábito tão benéfico para sua saúde, principalmente na meia idade.
E se você pensa que já é tarde para iniciar ou retomar o apreço pelos livros, isso não passa de uma crença limitante para se esquecer.
Na verdade, mesmo que você começasse a ler aos 80 anos, poderia beneficiar sua mente, adiando em até cinco anos o aparecimento de doenças neurológicas.²
Assim, não há desculpas para não conferir nossa lista de livros que todo mundo deveria ler. Vamos lá!
5 livros essenciais para ler depois dos 40 anos
A seguir, veja, entre as obras clássicas que todo mundo deveria ler, quais os livros essenciais para ler após os 40, 50, 60 anos.
1. Para sempre Alice - Lisa Genova
Para começar as indicações de livros para ler depois dos 40, nada melhor do que uma obra que retrata as mudanças de vida de uma mulher na meia idade.
O livro, que inspirou um filme de mesmo nome vencedor do Globo de Ouro 2015, conta a luta de Alice contra uma das doenças mais temidas durante o envelhecimento, o Alzheimer.
Alice é uma professora e pesquisadora muito reconhecida em Harvard, com uma facilidade impressionante para memorizar referências bibliográficas, mas que acaba diagnosticada precocemente com a doença.
Na obra, acompanhamos as dificuldades vividas pela personagem, enquanto assistimos seu processo de aceitação de uma nova realidade que abalou sua vida.
Em meio aos esquecimentos, Alice aprende a enxergar o mundo de forma diferente, valorizando os momentos com sua família, que a fazem recordar de quem é e de todos que ama.
Lisa Genova, autora da obra, é uma neurocientista e agregou à ficção diversas informações relevantes sobre a doença. Portanto, além do entretenimento, a leitura também pode ser muito esclarecedora.
Abaixo, veja o vídeo de uma apresentação de Lisa, no TedTalks, falando sobre a temática da obra, o Alzheimer:
2. Velhos são os outros - Andreá Pachá
Nada melhor do que um livro divertido sobre o envelhecimento para ler após os 50 anos, não é? Por isso, “Velhos são os outros'' também está entre nossas sugestões de livros essenciais para ler.
Escrito por uma juíza brasileira, o livro retrata as histórias engraçadas e sensíveis das experiências que Andreá viveu ao assumir a Vara de Sucessões, cuidando de julgamentos de inventários, curatelas e testamentos.
Na obra, a autora mostra os diferentes tipos de pessoas e suas reações “no fim da vida”. Com passagens sobre luto, doenças, dores, alegrias e amor, a obra emociona com as situações vividas por pessoas mais velhas.
O livro é um verdadeiro mergulho no envelhecimento e na quebra de estereótipos associados à idade. Por isso, é um dos mais interessantes livros para ler.
3. Memórias de uma Envelhescente: o Lado Bom de Envelhecer - Judith Nogueira
Certamente você já se deparou com frases sobre “cultivar a velhice” que deseja ter. Esse pensamento é compartilhado por Judith, médica e autora de outra de nossas indicações de livros essenciais para ler.
A autora começou a escrever próxima de completar 40 anos, inconformada com a má fama que a velhice possui. O objetivo de Judith era mostrar que algumas cobranças relacionadas a meia idade não passam de pressões que devem ser abandonadas.
Falando sobre as mudanças físicas, questões filosóficas, vaidade, espiritualidade, amor e morte, a obra conta com relatos pessoais divertidos e leves, mas com reflexões profundas sobre o processo de envelhecimento.
Ah, e segundo a própria autora, essa é uma obra indispensável para quem está próximo ou acabou de chegar na casa dos quarenta. Então, vale a pena conferir.
4. Conversas e memórias: narrativas do envelhecer - Gonçalo Luiz e Adriana Domingues
Relatos reais são ótimos quando o assunto é entender o processo de envelhecer, não é? Por isso, o livro “Conversas e memórias'' é outro entre nossas sugestões de livros essenciais.
Trazendo as histórias de idosos que fazem parte de grupos comunitários de São Paulo, a obra apresenta, em forma de crônicas e textos teatrais, as experiências vividas e a trajetória dos participantes.
Partindo das análises psicológicas realizadas de cada história, o livro levanta reflexões sobre o significado da vida.
5. Prenda-me, por favor! - Catharina Ingelman-Sundberg
Acima, vimos os benefícios que a leitura na meia idade pode oferecer e, entre os diversos ganhos, a melhora do humor e a redução do estresse e ansiedade são muito importantes.
Para isso, nada melhor do que uma obra divertida e descontraída para fechar a lista de livros essenciais para ler.
Em "Prenda-me, por favor”, acompanhamos a história de cinco idosos que, insatisfeitos com a direção da casa de repouso onde vivem, decidem cometer um crime de caso pensado para irem à prisão.
A gangue do coral, como é chamado o grupo dos personagens principais, planejam a fuga do local e começam a se aventurar pelo mundo, vivenciando situações muito engraçadas e levantando uma reflexão relevante sobre a condição de vida na velhice.
Com isso fechamos nossa indicação de livros essenciais para ler e se jogar na imaginação literária.