Vitamina d aumenta a imunidade

Estima-se que mais de um bilhão de pessoas no mundo possuem carência de vitamina D no organismo, gerando, portanto, um problema de saúde pública global. Isso porque essa vitamina é vital para o desenvolvimento e o bom funcionamento do corpo, evitando doenças em adultos e crianças ⁶.

Mas, será que, entre tantas funções primordiais, a vitamina D aumenta a imunidade também? Adiantamos que sim! Por isso, essa vitamina foi um dos suplementos mais comentados na última década pelo New York Times ⁶.

Quer entender melhor a função da vitamina D no organismo e como ela atua no fortalecimento do sistema imunológico? Continue a leitura e veja por que devemos manter os níveis dessa vitamina em equilíbrio diariamente.

O que é vitamina D?

A vitamina D, quando sintetizada pelo corpo, funciona como um hormônio solúvel em gorduras (lipossolúvel). A principal função da vitamina D no organismo é o desenvolvimento e a manutenção da saúde óssea. Porém, ela também exerce muitos outros papéis essenciais para o organismo, que veremos ao longo deste texto ¹.

Apenas 20% da produção dessa vitamina é proveniente da alimentação ou de suplementos alimentares, sendo que cerca de 80% de sua síntese é realizada por meio da exposição aos raios ultravioletas (UV) ¹.

Há duas principais formas de vitamina D no organismo, como a D2, produzida por plantas e cogumelos expostos aos raios UV, e a D3, vinda da síntese cutânea pela exposição solar e do consumo de alimentos.

Ou seja, a vitamina D não é produzida pelo organismo e precisa de fontes externas para ser sintetizada e transformada em composto ativo para ser captada e distribuída a diversos órgãos vitais ².

A produção desse hormônio pode ser impactada por vários fatores ambientais e comportamentais, como estação do ano, latitude do local de moradia, roupas usadas, idade, uso excessivo de protetor solar, condições do clima, entre outros ².

Qual a função da vitamina D?

A vitamina D é essencial para proteger e desenvolver os ossos e os dentes. Ela regula os níveis de cálcio e de fósforo no organismo, além do magnésio, liberando insulina pelo pâncreas e ajustando o funcionamento da glândula hipófise e sua produção de hormônio ¹.

Por atuar diretamente na saúde óssea, ela favorece o equilíbrio e a força muscular, prevenindo osteoporose, raquitismo, deformidades nos ossos, quedas e fraturas. ¹

Quando bem equilibrada no organismo, a vitamina D também ajuda a prevenir diabetes, esclerose múltipla, artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal, doenças cardiovasculares e até hipertensão ¹.

Leia mais e aprenda: Como fortalecer os ossos e os músculos? Conheça 3 dicas!

A vitamina D aumenta a imunidade?

Principalmente após o começo da pandemia de Covid-19, muitas pessoas buscam saber qual a melhor vitamina para aumentar a imunidade. E podemos dizer que a vitamina D é uma delas ⁶.

Assim como a vitamina C, a D para imunidade baixa é recomendada também. Mas, por que? Entenda melhor abaixo como funciona o sistema imune do nosso corpo.

O sistema imunológico é composto por barreiras naturais, células e proteínas que atuam na defesa do corpo contra microorganismos que causam infecções e outras doenças. O processo imune é iniciado pela ativação da imunidade inata e, depois, pela atuação da imunidade adaptativa ⁶.

  • Imunidade inata: chamada de imunidade natural ou nativa, ela está à frente da defesa do organismo. Ela se resume à imunidade que é do próprio corpo, que já está instalada antes da infecção, é ativada no primeiro sinal de células lesionadas. Ela possui barreiras químicas e físicas, que não são alteradas ao longo da vida ⁶.
  • Imunidade adaptativa: conhecida também por imunidade adquirida, ela é a resposta imune por meio dos linfócitos que são ativados após a passagem pela imunidade inata, caso seja preciso. Ela reconhece e memoriza o funcionamento de microrganismos, agindo contra infecções ⁶.

E por que a vitamina D aumenta a imunidade? Pelo fato desse nutriente participar de muitos processos metabólicos e possuir receptores em uma ampla variedade de tecidos do corpo, como cérebro, coração, pele, intestino, ossos, rins, gônadas, próstata, mamas e células imunológicas ⁶.

Logo, estudos comprovaram que a vitamina D ajuda na imunidade, pois ela eleva a resposta inata e adquirida do corpo, regulando o ciclo celular e da apoptose (morte celular programada) ⁶.

Isso quer dizer que, apesar de não ser a principal função da vitamina D no organismo, ela tem uma relação estreita com o bom funcionamento do sistema imunológico. Ela participa da regulação de linfócitos (glóbulos brancos), da capacidade bactericida dos fagócitos, da imunidade das células, entre outros ⁶.

Há ainda estudos que identificam que a vitamina D ajuda na imunidade, pois, quando está em baixa no organismo, há o aparecimento de infecções, doenças autoimunes e outras, como dermatite atópica e asma ⁶.

Continue se informando e veja: Como fortalecer a imunidade do corpo? Conheça 6 dicas úteis

Como adquirir vitamina D?

Percebeu que a vitamina D aumenta a imunidade e, por isso, é essencial adquirir a dose diária recomendada desse nutriente para não abrir espaço para doenças infecciosas, certo?

Ao procurar saber qual a melhor vitamina para aumentar a imunidade, não se esqueça de incluir a vitamina D! Confira agora como adquirir esse nutriente de fontes externas para garantir qualidade de vida e a manutenção da saúde em geral.

Exposição solar

Como cerca de 80% da vitamina D é produzida no organismo pelo contato da pele com o Sol, é preciso ficar de 10 a 15 minutos em exposição solar diariamente, sem uso de protetor, entre 10h e 16h, quando há maior incidência dos raios UV ¹.

Em locais de baixa incidência de raios UV ou em dias mais nublados, especialistas recomendam que o tempo de permanência no Sol deve subir para 30 minutos ¹.

Porém, esse tempo de exposição a raios ultravioletas pode variar de acordo com a idade (ao envelhecer há menos absorção de raios UV pela pele), o sexo, o horário do Sol, a latitude do local, a estação do ano, entre outros fatores ¹.

As partes que mais ajudam a produzir a vitamina D são os braços e as pernas ¹.

Alimentação

A vitamina D aumenta a imunidade e ela pode ser adquirida também por meio de determinados alimentos, como peixes com mais gordura (salmão, atum e cavala, por exemplo), óleo de peixe, gema de ovo, cogumelos plantados no Sol e alimentos enriquecidos de vitamina D, como leite ¹.

Suplementação

A suplementação alimentar tem sido bastante procurada para fortalecer a saúde, como a vitamina C e D para imunidade baixa.

Caso o médico detecte que há falta de vitamina D no corpo, há a possibilidade de ingeri-la por meio de suplementos de vitamina D2 e/ou D3, já que ambos atuam de forma igual no organismo ¹.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) recomenda a ingestão mínima de vitamina D ⁵:

  • 400 a 600 U.I./dia para crianças e adultos saudáveis;
  • 800 U.I./dia para pessoas acima de 70 anos.

No entanto, a dosagem diária pode mudar de acordo com as necessidades pessoais. Grupos de risco, como gestantes, mulheres na menopausa, pessoas acima de 50 anos e obesos precisam aumentar os níveis de vitamina D em duas ou cinco vezes mais para evitar a sua deficiência no organismo ¹.

Viu como a vitamina D aumenta a imunidade e é fundamental para diversas outras funções do organismo? O nosso corpo está todo interligado e cada parte depende de outra para que o equilíbrio ocorra e a manutenção da saúde seja realizada dia após dia.

Por isso, além de investir em uma boa alimentação, o ideal para se beneficiar da vitamina D, é passar mais tempo ao ar livre todos os dias.

Aprenda mais sobre vitaminas e minerais e seus benefícios para a saúde!

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.

Galvão LO, et al. Considerações atuais sobre a vitamina D. Brasília Med. 2013; 50 (4): 324-332.

Alves M, et al. Vitamina D - importância da avaliação laboratorial. Rev. Port. Endocrinol. Diabetes Metab. 2013; 8(1): 32-39.

Grüdtner VS, Weingrill P, Fernandes AL. Aspectos da absorção no metabolismo do cálcio e vitamina D. Rev Bras Reumatol. 1997; 37(3): 143-51.

Câmara JL, et al. Vitamina D: uma revisão narrativa. Brazilian Journal of Health Review. 2021; 4(2): 5904-5920.

Maeda SS, et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq. Bras. Endocrinol. Metab. [online]. 2014; 58 (5): 411-433.

Rodrigues CPF, Fonseca LFR. O papel da vitamina D no sistema imunológico e suas implicações na imunidade inata e adquirida. Revista Conjecturas. 2021; 19(1). Disponível em: http://www.conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/64. Acesso em: set., 2022.

Academia Nacional de Medicina. Vitamina D e saúde. Disponível em https://www.anm.org.br/vitamina-d-e-saude/. Acesso em maio/2022