Tem a tendência de acumular aquela gordurinha extra? Então este texto é para você! Vamos falar sobre o biotipo endomorfo, que é um dos mais comuns na população ¹.
A boa notícia é que, apesar da facilidade de engordar, algumas pessoas endomorfas podem ter inclinação para desenvolver massa magra, ou seja, para ganhar músculos ³.
Mas, para conquistar um corpo com mais músculos e menos gorduras é necessário entender qual o melhor tipo de alimentação e treino para esse biotipo.
Se você quer descobrir a dieta e os exercícios mais indicados, continue a leitura até o final e confira o que é o biotipo endomorfo, suas principais características corporais e dicas de alimentação e treinamentos.
O que é biotipo endomorfo?
O biotipo endomorfo se refere à gordura relativa e apresenta um tipo mais arredondado de corpo, com estrutura óssea e muscular mais densa. Ou seja, é propício ao acúmulo de gordura. Não há grandes dificuldades em desenvolver musculatura, mas é custoso alcançar a sua definição ¹,³.
Mas, como todas as pessoas, o endomorfo pode mudar o seu somatotipo ao longo da vida. Ele pode emagrecer e se tornar um ectomorfo ou, então, ganhar porte atlético e virar mesomorfo. A alimentação e a prática de atividades físicas interferem diretamente no biotipo predominante ¹.
Mais particularidades do biotipo endomorfo são a dificuldade de definir a musculatura, o metabolismo mais lento e a dificuldade de equilibrar o consumo de calorias ³.
Qual a diferença entre ectomorfo e endomorfo?
Os endomorfos são os opostos dos ectomorfos. Enquanto o primeiro tem facilidade em ganhar gordura, o segundo tem dificuldade nesse aspecto ³.
Ou seja, o biotipo ectomorfo tem o corpo magro, com pequena estrutura dos ossos, peitoral reto, ombros mais curtos, metabolismo acelerado e possui dificuldade para ganhar massa muscular ³.
Entenda: Como Acelerar o Metabolismo Depois dos 50 Anos
Como saber se sou endomorfo?
As características corporais de uma pessoa endomorfa são corpo mais arredondado, com pernas mais grossas que seguem a linha dos ombros e da cintura. Além disso, possui ombros, cintura e caixa torácica mais largos e, claro, facilidade para engordar ¹,².
Um ótimo exemplo de biotipo endomorfo são os atletas de algumas modalidades que exigem muita força e pouca agilidade, como levantamento de peso, judô e boxe ².
Dicas de alimentação para o biotipo endomorfo
Pela facilidade de acumular gorduras, o endomorfo precisa ter cuidado com seus hábitos alimentares. É necessário entender a quantidade de gasto calórico para adaptar a quantidade de cada alimento ao seu objetivo ³.
Não é necessário fazer dietas restritivas a vida inteira, mas é preciso saber o que comer, o quanto e quando. Uma ótima indicação para pessoas endomorfas é o jejum intermitente ³.
Se quiser saber mais sobre ele, leia nosso artigo completo: Como funciona o jejum intermitente? Ele traz benefícios à saúde?
Os lipídios podem ser usados como fonte de energia em vez dos carboidratos. Isso porque os carboidratos estimulam a produção de insulina, que é o hormônio que atua no armazenamento de gordura ².
Uma dica de ouro é focar na qualidade nutricional dos alimentos e não apenas nas calorias deles. Principalmente na fase do ganho de massa muscular, deve-se tomar cuidado com o que se come para evitar acumular gordura também ¹.
Portanto, o endomorfo deve evitar ¹:
- açúcares;
- alimentos refinados;
- carboidratos simples.
Esses alimentos e grupos alimentares se tornam gordura e impactam o desenvolvimento muscular ¹.
Mais dicas de alimentação para endomorfos
Consuma proteínas de alto valor biológico para potencializar a síntese proteica. Os carboidratos ingeridos devem ser os complexos, com baixo índice glicêmico, que possuem absorção mais lenta no organismo. Isso evita que se transformem em gordura ou elevem a liberação de insulina ¹.
Por fim, nossa última dica é não desistir e ter disciplina e constância na alimentação ¹. Dependendo da sua dificuldade de emagrecer ou de ganhar musculatura, o processo pode ser um pouco mais demorado, mas é possível.
Dicas de treino para endomorfo
O endomorfo precisa ter bem claro que o treino para esse biotipo tem suas particularidades. Por exemplo, antes de focar no ganho de massa muscular, é necessário perder gordura. A alimentação focada em hipertrofia pode aumentar o peso corporal e, por isso, deve-se emagrecer antes ³.
Uma ótima maneira para atingir esses objetivos é praticar exercícios de alta intensidade na musculação e realizar aeróbicos ²,³. Os aeróbicos devem ser feitos pelo menos três vezes por semana, com duração de 20 minutos cada treino ³.
Outro fator primordial que contribui para o emagrecimento e o desenvolvimento de músculos é o descanso de qualidade. O sono promove a recuperação muscular, ajuda a liberação de hormônios anabólicos, como o GH, e auxilia a queimar a gordura ².
Indica-se também a necessidade de trabalhar bastante os músculos dos membros inferiores, com treino de força para pernas e esportes como natação e ciclismo ².
Mais dicas de treino
Uma recomendação de profissionais de educação física é iniciar as atividades físicas com treinamentos de baixa frequência e volume e, conforme for evoluindo o desempenho físico, aumentar essas variáveis gradualmente ³.
Veja outras dicas fundamentais para o biotipo endomorfo ganhar músculos e perder gordura de forma adequada ¹:
- divida a dieta e o treino por períodos: utilizar estratégias alimentares e de treinamento por um período definido de tempo é uma das melhores formas de potencializar o ganho de massa magra e reduzir o peso;
- treine sempre de forma intensa: em ambos os momentos, de aumento de massa muscular e redução de gordura, faça exercícios de alta intensidade, revezando estímulos para estimular a adaptação do corpo;
- melhore o condicionamento aeróbico: tenha uma estrutura de treinamento para potencializar a perda de gordura;
- desenvolva os músculos das coxas: o treino de coxas possui um alto gasto calórico;
- treine de quatro a cinco vezes por semana: o endomorfo precisa treinar mais para controlar o acúmulo de gordura mais facilitado. Logo, os resultados só virão com treinos regulares e constantes.
Conclusão
Para alcançar o objetivo da hipertrofia e do emagrecimento, o biotipo endomorfo necessita associar adequadamente a dieta ao treino. Se o período no treino for para aumentar os músculos, a alimentação deve acompanhar. Assim como na fase de emagrecimento, a dieta será menos calórica ¹.
A melhor forma de atingir bons resultados é receber acompanhamento de profissionais especialistas em exercícios físicos e planejamento alimentar. Portanto, não deixe de consultar médicos e educadores físicos para evitar lesões e uma alimentação desregulada.
Se quiser continuar aprendendo a cuidar do corpo e da saúde, leia mais textos em nosso blog:
- Qual a função do tecido muscular? Confira suas características!
- Como prevenir a perda de força muscular a partir dos 50 anos? Descubra!
- Esporte e saúde: conheça os 5 melhores esportes para praticar depois dos 50
Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.