Entender como melhorar a concentração e o foco é uma ótima maneira de conseguir realizar trabalhos e adquirir novos conhecimentos com qualidade.
Contudo, manter toda a sua atenção direcionada a algo nem sempre é uma tarefa simples. Diversos fatores físicos e psicológicos podem influenciar nisso.
Pensando nisso, nós elaboramos 9 dicas para ajudar pessoas que têm dificuldades para desenvolver atenção. Confira as dicas:
- Exercite a mente
- Tenha uma dieta saudável e regulada
- Durma bem
- Faça atividades físicas
- Mantenha os seus espaços limpos e organizados
- Desconecte-se dos eletrônicos
- Conecte-se com a natureza
- Teste algumas técnicas
- Não se cobre demais
9 dicas para melhorar a concentração e o foco
1. Exercite a mente
Um estudo conduzido pelo Lumos Labs, concluiu que &ldquotreinar o cérebro&rdquo com atividades cognitivas em pelo menos 5 dias da semana, por cerca de 15 minutos, pode melhorar a concentração e o foco¹.
Outra investigação, realizada pela Johns Hopkins University, mostrou que o treino cognitivo diário ajudou idosos a manterem ou melhorarem suas habilidades de raciocínio e memória mesmo depois de 10 anos².
Mas, como fazer este &ldquotreinamento&rdquo para o cérebro? Por incrível que pareça, jogos de memória, xadrez, caça-palavras e outros semelhantes, são a principal forma de estimular as funções cognitivas¹.
Diante disso, tirar um tempo do dia para praticar estes jogos pode melhorar a sua concentração e foco a curto e longo prazo.
2. Tenha uma dieta saudável e regulada
Manter uma alimentação saudável, regrada e com todos os nutrientes necessários pode ajudar a melhorar a concentração e o foco.
Porém, não entenda isso como uma recomendação para fazer dietas restritivas que ajudam na perda de peso ou algo similar.
Na verdade, a sua principal atenção deve ser em controlar o horário das refeições. A orientação aqui é que você se alimente de 3 em 3 horas.
Assim, o seu organismo irá dispor de energia para funcionar durante todo o dia e, por consequência, você terá uma melhor concentração.
Além disso, manter-se hidratado também é muito importante. Até mesmo uma desidratação leve pode afetar o foco³.
Outra dica, é que estudos mostram que alguns alimentos específicos também podem ajudar a aumentar a concentração, como a noz⁴, o avocado⁵ e a semente de cacau⁶.
Confira também: 5 melhores vitaminas e minerais para depois dos 50 anos
3. Durma bem
Qualquer pessoa que já teve uma noite mal dormida sabe como fica o corpo e a mente no dia seguinte.
Você fica exausto, com dificuldades para se concentrar, reflexos lentos e mau humor.
Logo, ter uma boa noite de sono pode ajudar a melhorar a concentração e o foco. Por isso, procure alternativas para dormir melhor e evitar problemas relacionados ao sono.
4. Faça atividades físicas
Ter uma rotina de atividades físicas pode trazer muitos benefícios, incluindo uma possível melhora da concentração e do foco.
Um estudo, feito pela Universidade da Califórnia e pela Universidade de Illinois, indicou que fazer exercícios é um grande promotor da saúde cognitiva⁷.
Outra pesquisa, também feita pela Universidade de Illinois, em conjunto com a Universidade de Pittsburgh, mostrou que realizar exercícios moderados durante um ano pode melhorar a memória de adultos mais velhos⁸.
Portanto, caso você queira ter mais concentração e foco, dar mais atenção às atividades físicas é um ótimo caminho.
Contudo, isso não significa que, necessariamente, é preciso ir à academia e fazer exercícios intensos.
A ideia aqui é ter uma qualidade de vida melhor. E isso pode ser alcançado com simples caminhadas ou corridas.
5. Mantenha os seus espaços limpos e organizados
Manter o seu ambiente de convívio organizado e limpo pode auxiliar a melhorar a concentração e o foco.
Ter um espaço organizado e decorado de forma harmônica ajuda a sua mente a focar. Pois, assim, nada irá afetá-la de forma negativa.
Um estudo feito pela Universidade de Exeter comprovou isso: as pessoas foram 17% mais produtivas em espaços decorados com plantas e quadros. E aqueles que decoraram o próprio ambiente foram 32% mais produtivos⁹.
Portanto, invista na decoração para criar um ambiente harmonioso e aconchegante. Além disso, a ergonomia também é um fator indispensável. Lembre-se de montar o espaço com móveis ergonômicos e funcionais.
6. Desconecte-se dos eletrônicos
Não é novidade que os eletrônicos são uma grande fonte de distrações. Portanto, é uma boa ideia você se desconectar um pouco deles para ter mais concentração e foco.
As redes sociais e as notificações podem ser os principais fatores que causam a perda de foco. Então, desabilitar as notificações e segurar a curiosidade para checar as redes sociais, é um bom começo.
Não é preciso se forçar a nada drástico, como excluir todos os aplicativos ou deixar de ter um celular.
A ideia é treinar para conseguir controlar o uso e entender que em momentos específicos do dia você poderá ver todas as notificações e redes sociais com tranquilidade, sem prejudicar a concentração.
7. Conecte-se com a natureza
A recomendação do contato com a natureza é exatamente o contrário da com eletrônicos. Troque um pouco dos ambientes artificiais das telas por ambientes naturais.
Sair para caminhar um pouco por um parque ou jardim pode melhorar a concentração e o foco.
Mas, não é apenas saindo de casa que é possível ter este contato. Você pode se conectar com a natureza em sua própria casa, basta colocar mais plantas nos ambientes.
Aliás, lembra-se dos benefícios de produtividade que a decoração proporciona⁹ mencionados anteriormente?
Além disso, as plantas podem trazer diversas outras vantagens como a melhora na qualidade do ar e mais satisfação e engajamento durante o trabalho.
8. Teste algumas técnicas
Existem diversas técnicas de relaxamento e mindfulness que também podem ajudar a melhorar a concentração e o foco. Bons exemplos são a meditação e o yoga.
Permita-se experimentar estes métodos e ver quais funcionam para você. A adaptação varia de pessoa para pessoa, mas vale a tentativa, porque estas são estratégias que podem trazer bons resultados.
Uma revisão de 23 estudos teóricos, conduzida pela Universidade de Bolonha, indicou que técnicas de mindfulness podem contribuir para melhorar a concentração e o foco, assim como a memória e outras habilidades cognitivas¹⁰.
9. Não se cobre demais
Apele para o seu autoconhecimento e procure entender em quais pontos você pode trabalhar para melhorar a sua concentração e o seu foco e até onde você consegue fazer isso.
Não adianta se forçar a fazer coisas que não tem a ver com você ou que dão certo para os outros. Isso poderá te causar mais ansiedade e nervosismo.
Faça o que está ao seu alcance para melhorar. E caso nada esteja funcionando, o melhor caminho é procurar um psicólogo ou um médico. Estes profissionais com certeza te ajudarão a pensar em uma boa estratégia.
Multivitamínicos ajudam a melhorar a concentração e o foco?
Algumas vitaminas, minerais e outros nutrientes podem auxiliar a desenvolver atenção e concentração mental. Alguns exemplos são a vitamina K, o zinco, o selênio, as vitaminas do complexo B, o ácido fólico, a colina, a cafeína, o ômega 3, entre outros¹¹.
Portanto, como os suplementos alimentares reúnem diversos nutrientes, eles podem ajudar a ter mais concentração.
Lembre-se sempre de procurar um médico especialista para identificar as suas necessidades e fazer um diagnóstico completo, tá bom?
Se, porventura, você precisar de suplementação, nós recomendamos a Vitasay50+ criada com o objetivo de trazer vitalidade aos brasileiros que chegaram nos 50 anos e querem que esta fase seja ativa e repleta de saúde.
Leia também: Como tomar multivitamínicos: o que são? Para que servem?
Referências consultadas
1. PLOS ONE. Enhancing Cognitive Abilities with Comprehensive Training: A Large, Online, Randomized, Active-Controlled Trial. Disponível em: &lhttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4557999/&gt. Acesso em: dezembro/2020.
2. Journal of the American Geriatrics Society. Ten-Year Effects of the ACTIVE Cognitive Training Trial on Cognition and Everyday Functioning in Older Adults. Disponível em: &lhttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4055506/&gt. Acesso em: dezembro/2020.
3. Medicine and Science in Sports and Exercise. Dehydration Impairs Cognitive Performance: A Meta-analysis. Disponível em: &lhttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29933347/&gt. Acesso em: dezembro/2020.
4. The Journal of Nutrition, Health & Aging. A cross sectional study of the association between walnut consumption and cognitive function among adult us populations represented in NHANES. Disponível em: &lhttps://link.springer.com/article/10.1007/s12603-014-0569-2&gt. Acesso em: dezembro/2020.
5. Nutrients. Avocado Consumption Increases Macular Pigment Density in Older Adults: A Randomized, Controlled Trial. Disponível em: &lhttps://www.mdpi.com/2072-6643/9/9/919&gt. Acesso em: dezembro/2020.
6. Frontiers in Nutrition. Enhancing Human Cognition with Cocoa Flavonoids. Disponível em: &lhttps://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnut.2017.00019/full&gt. Acesso em: dezembro/2020.
7. Comprehensive Physiology. The Influence of Exercise on Cognitive Abilities. Disponível em: &lhttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3951958/&gt. Acesso em: dezembro/2020.
8. National Institutes of Health. Moderate Exercise May Improve Memory in Older Adults. Disponível em: &lhttps://www.nih.gov/news-events/nih-research-matters/moderate-exercise-may-improve-memory-older-adults&gt. Acesso em: dezembro/2020.
9. Journal of Experimental Psychology Applied. The relative merits of lean, enriched, and empowered offices: an experimental examination of the impact of workspace management strategies on well-being and productivity. Disponível em: &lhttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20565201/&gt. Acesso em: dezembro/2020.
10. Clinical Psychology Review. Does mindfulness training improve cognitive abilities? A systematic review of neuropsychological findings. Disponível em: &lhttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21183265/&gt. Acesso em: dezembro/2020.
11. Nature Reviews Neuroscience . Brain foods: the effects of nutrients on brain function. Disponível em: &lhttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2805706/&gt. Acesso em: dezembro/2020.
Vitasay50+. 5 melhores vitaminas e minerais para depois dos 50 anos. Disponível em: &lhttps://www.vitasay.com.br/blog/bem-estar/qual-melhor-vitamina-depois-dos-50-anos/&gt. Acesso em: março/2021.
Vitasay50+. 9 dicas para dormir melhor e ter mais qualidade de vida. Disponível em: &lhttps://www.vitasay.com.br/blog/dormir-melhor/dicas-para-dormir-melhor/&gt. Acesso em: março/2021.
Marelli. 3 dicas de ergonomia para escritório da especialista. Disponível em: &lhttps://blog.marelli.com.br/pt/dicas-ergonomia-escritorio/&gt. Acesso em: março/2021.
Vitasay50+. Como tomar multivitamínicos: o que são? Para que servem? Disponível em: &lhttps://www.vitasay.com.br/blog/cuidado-corpo/como-tomar-multivitaminicos/&gt. Acesso em: março/2021.