Namoro Acima dos 50

Sabia que os relacionamentos, em qualquer momento da nossa vida, são fatores extremamente influenciadores da saúde e da longevidade?1 É aqui que entra o namoro acima dos 50 – que ainda é (mas não deveria ser) um tabu para muita gente.

Diversas coisas ruins podem acontecer na vida – e levar a uma separação. Mas é possível continuar em frente, mesmo que seja com uma nova pessoa, não é?

Afinal, pensa com a gente: namoro é carinho, cuidado e acima de tudo, respeito – independentemente da idade!

Se você tem interesse em saber os benefícios do namoro acima dos 50, continue com a gente. Hoje falaremos sobre os cinco principais:

  • Mais companheirismo (e menos solidão);
  • Uma vida sexual ativa;
  • Mais intimidade;
  • Mais qualidade de vida;
  • Menos estresse.

E quer saber como arrumar namorado depois dos 50 anos? Fica tranquilo!

No final da matéria, você vai conferir tecnologias que aproximam pessoas e facilitam a conexão de pombinhos com 50+, além de dicas especiais para aproveitar o namoro ao máximo.

Pronto? Boa leitura!

Que benefícios o namoro acima dos 50 pode trazer?

A vida a dois pode representar um novo recomeço – e fazer até mesmo que vocês se sintam um pouquinho mais jovens!

Uma pesquisa revelou que o namoro é um dos processos do envelhecimento saudável – e pode ser importante não apenas para os fatores psicológicos, mas também para superar dores e outros sintomas físicos.2

Então, vamos conhecer alguns dos benefícios práticos do namoro na maturidade!

1. Mais companheirismo (e menos solidão)

Com o passar dos anos, muitas coisas mudam em nossas vidas… Os filhos saem de casa, já pensamos em aposentadoria, sobra mais tempo livre no dia a dia.

Nesses momentos, ter alguém ao lado é fundamental para evitar a solidão e a sensação de vazio – e o companheirismo é capaz de fazer duas pessoas totalmente diferentes pensarem em “nós” juntos, em vez do “eu” isoladamente.3

Com mais união, é possível superar desafios, compartilhar histórias e ainda melhorar as relações interpessoais (afinal, a família aumenta de ambos os lados).

2. Uma vida sexual ativa

Esqueça aquela ideia de que as relações sexuais devem acabar à medida que envelhecemos. Tudo bem, as coisas mudam. Mas, ainda assim, é possível aproveitar esse momento sem ter tanto medo ou inseguranças.

Para isso, os especialistas recomendam que você mude um pouco o jeito de pensar no sexo.4,5

Sabe aquela grande pressão por desempenho? Que você precisa ser o melhor, transferir e sentir o máximo de prazer e coisas assim? Desse jeito, quando a relação sexual não sai como o planejado, é mais fácil se frustrar e se culpar.

Portanto, procure se concentrar no bem-estar que a atividade pode trazer: proximidade, conexão com seu parceiro e muito, muito amor.

Assim, a confiança entre vocês se torna mais relevante do que o resultado da relação sexual – o que é, vamos combinar, o mais importante no namoro acima dos 50 anos.

3. Mais intimidade

Já que falamos sobre o sexo entre namorados 50+, saiba que essa atividade pode proporcionar uma relação de intimidade cada vez mais forte.3

A relação íntima é diferente de qualquer outra relação social, já que envolve um compromisso com o parceiro – e essa conexão permite o autoconhecimento (e o conhecimento do outro).3

4. Mais qualidade de vida

Viver ao lado de quem você ama faz com que você saia do lugar-comum – e conheça o mundo! Por exemplo, ao namorar acima dos 50 anos, vocês podem viajar, visitar museus, sair para restaurantes e passear em parques ou outros lugares.

E praticar exercícios em conjunto, por que não? A maioria dessas atividades queima calorias (o que permite cuidar do corpo) e também libera endorfina no cérebro, o que ajuda a reduzir sintomas de ansiedade e depressão.3

5. Menos estresse

Nessa fase da vida, você e seu parceiro já estão muito mais maduros do que anos atrás, não é? Apesar de o namoro acima dos 50 ser algo novo para os dois, alguns erros, digamos, de namorados de primeira viagem podem ser evitados.

Com mais experiência, fica mais fácil construir um relacionamento transparente!

Onde encontrar um namorado na maturidade?

Certo, até aqui vimos como um namoro pode ser benéfico para a mente e para o corpo. Mas, afinal de contas, como arrumar namorado depois dos 50 anos? E uma namorada? E onde?

Bom, vamos começar pelo jeito tradicional, que é a boa e velha vida social. Você pode conhecer pessoas novas ao participar de vários eventos da sua comunidade, como festas, peças de teatro, cinema, bares, entre outros.

Agora, não vamos nos esquecer de que vivemos na era da tecnologia!

Hoje existem vários sites e aplicativos que fazem um “match” (em outras palavras, uma “combinação”) entre os interessados em namorar.

Algumas opções, focadas em pessoas pós-50, são:

Dicas finais para aproveitar o namoro acima dos 50

O namoro deve ser lindo por si só! Mas adotar alguns cuidados pode fazer a diferença para você não se frustrar ao procurar um parceiro (e ao se relacionar com ele).

Vamos conhecê-los?

  • Seja você mesmo, independentemente da pessoa com quem você esteja;
  • Tente relaxar e não se pressionar a todo momento. Vá no seu tempo;
  • Os cuidados com a saúde durante o sexo devem continuar, tá bom? Portanto, usar preservativos é indispensável para evitar DSTs;
  • Antes de se entregar de corpo e alma a um parceiro, principalmente se você o conhecer pela internet, procure se certificar de que a pessoa é confiável e “real”;
  • Tenha esperança, mas não crie expectativas demais (caso o relacionamento não dê certo, procure tentar de novo);
  • Nunca, nunca, nunca descuide da sua alimentação e da sua saúde.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a perceberem as vantagens do namoro – e, claro, onde encontrar um namorado na maturidade!

1. Holt-Lunstad J. Why Social Relationships Are Important for Physical Health: A Systems Approach to Understanding and Modifying Risk and Protection. PMID: 29035688.. Annu Rev Psychol. 2018;69:437-458.

2. Laurentino NRS, Barboza D, Chaves G, Besutti J, Bervian SA, Portella MR. Namoro na terceira idade e o processo de ser saudável na velhice: recorte ilustrativo de um grupo de mulheres. RBCEH. 2006;3(1):51-63.

3. Costa NS. Vivência da sexualidade na terceira idade: a importância do relacionamento amoroso e da atividade sexual. Universidade de Coimbra. Setembro de 2019. Disponível em: https://eg.uc.pt/bitstream/10316/94920/1/Tese__Nelia.pdf. Acesso em: Novembro. 2021.

4. Skau0142acka K, Gerymski R. Sexual activity and life satisfaction in older adults. Psychogeriatrics. 2019;19(3):195-201.

5. Solan M. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. Older men: Rethinking a healthy sex life. 2016. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/blog/older-men-rethinking-healthy-sex-life-2016101410368. Acesso em: Novembro. 2021.

6. Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA. IN 28 de 26 de julho de 2018. Estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34380639/do1-2018-07-27-instrucao-normativa-in-n-28-de-26-de-julho-de-2018-34380550 Acesso em: nov., 2021.**

.**100mg de Cafeína na porção diária recomendada. A cafeína auxilia no aumento do estado de alerta e na melhora da concentração.