
O nervo ciático, conhecido também por nervo isquiático, costuma ser o centro das reclamações de muitas pessoas. Há quem nem saiba onde ele está localizado e qual é a sua função. Mas, quem convive com dor no local, está sempre à procura de como aliviar a dor no nervo ciático.
Afinal, envolvido com frequência nas áreas médicas de neurologia, ortopedia, reabilitação e anestesia, esse nervo causa desconforto que pode ser duradouro ¹. Estudos preveem que a prevalência da dor no ciático pode acontecer em cerca de 43% da população ao longo da vida ³.
Por que? Você entenderá melhor neste texto! Aprenda com esta leitura:
-
o que é nervo ciático?;
-
quais são as causas da dor no nervo ciático?;
-
quais são os sintomas;
-
como aliviar a dor no nervo ciático.
O que é nervo ciático?
Ele é o maior nervo do corpo humano que se origina de várias raízes nervosas ². Entender onde fica o nervo ciático ajuda a compreender melhor as suas funções.
Afinal, ele se inicia na parte baixa da coluna lombar e se estende até os pés, sendo o responsável pelo bom desempenho de movimentos do quadril, dos joelhos, dos tornozelos e dos músculos posteriores das pernas e todos os dos pés ².
Causas e sintomas da dor no nervo ciático
A dor no nervo ciático, chamada cientificamente por ciatalgia, pode ter diversas causas. O corpo humano é todo interligado e, apenas uma disfunção ou um problema em partes do corpo, pode desalinhar toda a estrutura musculoesquelética.
Mas, as causas mais comuns dessa inflamação são justamente por onde fica o nervo ciático. A primeira delas é a compressão de uma das suas raízes por hérnia de disco na região da coluna lombar ².
Além dessa, há ainda a incidência da síndrome do músculo piriforme, que está estritamente relacionado ao nervo ciático ¹. O músculo piriforme possui um formato parecido com uma pêra e é plano, originando-se do sacro. Ele é responsável pela rotação e adução do quadril ¹.
Essa relação bastante próxima pode acarretar no aprisionamento do piriforme pelo próprio ciático, já que este último envolve o piriforme ¹.
O que pode gerar esse aprisionamento são as más posturas que ficamos sentados ou em pé durante o dia. Ou seja, as posturas inadequadas ao longo da vida contribuem para o encurtamento do piriforme ⁴.
Há ainda outros fatores que podem desencadear a dor no nervo ciático ²:
-
processo degenerativo;
-
infecções;
-
traumas na região posterior do quadril;
-
anomalias congênitas;
-
estreitamento do canal vertebral na região lombar;
-
sedentarismo
-
atividades físicas intensas ou feitas de maneira inadequada.
Sintomas da dor no nervo ciático
Antes de aprender como aliviar a dor no nervo ciático, é necessário entender quais são os seus sintomas para saber se é necessário consultar um médico especialista.
Os sintomas geralmente incluem dor na lombar ou ao longo de todo o trajeto do nervo, com distúrbios sensoriais e de locomoção e fraqueza muscular nos membros inferiores do corpo ².
Ou seja, a dor pode se localizar em uma ou mais partes do comprimento do ciático, como lombar, nádegas, posteriores das pernas e pés. A dor costuma melhorar quando a pessoa permanece deitada e piorar quando ele fica em pé, andando ou até sentada ⁴.
Segundo alguns estudos, a ciatalgia é mais comum em pessoas acima de 30 anos. Mas, a necessidade de intervenção cirúrgica é baixa, variando entre 1 a 2% ².
Como aliviar a dor no nervo ciático?
Aprender como aliviar a dor no nervo ciático deve ser um processo realizado em conjunto com seu médico de confiança. Até porque, há duas situações que podem ocorrer: as fibras nervosas podem ser comprimidas sem interrupção nervosa ou podem ser cortadas quando há separação entre elas ⁵.
No primeiro caso, há diversas formas de como aliviar a dor no nervo ciático e regenerá-lo ou recuperá-lo funcionalmente. Já no segundo, é provável que precise de cirurgia para recompor o nervo partido ⁵.
Porém, há como desinflamar o nervo ciático rápido? São benéficos os exercícios para nervo ciático? Confira agora algumas formas de aliviar e tratar a dor ciática.
Repouso
O repouso é eficaz e necessário quando há dificuldade de locomoção causada pela dor ciática. Porém, deve-se ficar atento ao tempo de duração dele, pois a inatividade prolongada pode causar problemas no aparelho locomotor ⁶.
Por isso, assim que for possível ficar em pé e caminhar, voltando às atividades rotineiras, o tempo de repouso deve ser encurtado. Essa prática contribui para alcançar uma menor limitação funcional a longo prazo e taxas de recorrência mais baixas ⁶.
Ainda falando sobre o repouso e o alívio da dor ao deitar, é possível aprender como desinflamar o nervo ciático rápido. Como? Entenda ⁶:
-
deite-se com a barriga virada para cima;
-
dobre os joelhos e apoie os pés sobre a cama num ângulo de 90° com as coxas e a bacia;
-
certifique-se de que a coluna lombar está reta, reduzindo a pressão sobre o local dolorido.
A duração nessa posição pode variar de acordo com a intensidade da dor ⁶.
Medicamentos
Outra forma de tratamento bastante comum é o uso de medicamentos para ciatalgia a fim de recuperar as funções do corpo o mais rápido possível ⁶.
Por isso, a ingestão de remédios anti-inflamatórios e analgésicos como paracetamol e dipirona, são recomendados ao saber como aliviar a dor no nervo ciático ⁶.
Mas, nunca se esqueça de procurar um médico especialista antes de tomar qualquer tipo de medicação! A automedicação nunca é recomendada.
Afinal, todo fármaco tem a capacidade de causar efeitos colaterais, além de ser proibida sua ingestão com outros tipos de remédios ⁶.
Exercícios físicos
Sobre os exercícios para nervo ciático: eles são indicados sim, mas após a crise ciática, já que é recomendado repouso e medicamentos, como vimos acima.
As atividades físicas aeróbicas e de fortalecimento da musculatura paravertebral são comprovadamente eficazes no alívio da dor no ciátivo ⁶.
Leia mais: Exercícios para meia idade: TUDO que você precisa saber
Fisioterapia
Já que falamos sobre exercícios para nervo ciático, não se pode esquecer dos benefícios gerados pela fisioterapia ⁶.
Os recursos fisioterapêuticos oferecem diversas possibilidades de tratamentos. Como, por exemplo, o ultrassom terapêutico, muito usado para diminuir dores e regenerar nervos e tecidos musculares ².
Entendeu como aliviar a dor no nervo ciático? Você sente muita dor na região lombar, das nádegas ou das pernas? Já começou a se exercitar para fortalecer o corpo?
Se precisa de mais ajuda para cuidar bem da sua saúde, continue lendo nossos posts:
-
Como perder peso aos 50 anos: 6 dicas simples para emagrecer
-
Como manter a vitalidade aos 50 anos: 7 dicas para se cuidar
Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br
Brooks, J. B. B., Silva, C. A. C., Soares, S. A., Kai, M. R., Cabral, R. H., & Fragoso, Y. D. (2011). Variações anatômicas do nervo ciático em um grupo de cadáveres brasileiros. Revista Dor, 12, 332-336.
Ciena, A. P., Cunha, N. B., Moesch, J., Mallmann, J. S., Carvalho, A. R. D., Moura, P. J. D., & Bertolini, G. R. F. (2009). Efeitos do ultrassom terapêutico em modelo experimental de ciatalgia. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 15, 424-427.
Santos de Almeida, R., Machado, E., Correa, L. A., de Sousa Cabral, R., Pinto de Almeida, V., & Calazans Nogueira, L. A. (2018). Estado funcional de pacientes com quadro crônico de ciatalgia. Fisioterapia Brasil, 19(1).
Pravato, E. C., da Silva, J. F., & Berbel, A. M. (2008). Relação da síndrome do piriforme e da dor isquiática na avaliação fisioterapêutica. Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement), 21(1).
Santos, C. M. T. (2006). O exercício físico induz recuperação funcional pós-trauma do nervo ciático em ratos.
Brazil, A. V., Ximenes, A. C., Radu, A. S., Fernades, A. R., Appel, C., Maçaneiro, C. H., ... & Stump, X. M. G. (2004). Diagnóstico e tratamento das lombalgias e lombociatalgias. Revista brasileira de reumatologia, 44(6), 419-425.
Oliveira, R. J., & Carmezim, I. (2019). Síndroma piriforme: uma causa de dor ciática. Rev Port Med Geral Fam, 35, 313-7.