Você tem o hábito de desligar o celular para dormir? Se não, você vai entender hoje por que esse comportamento pode te ajudar a ter uma boa noite de sono.
A luz está diretamente ligada à sensação de sono. Por isso, um ambiente bem iluminado pode diminuir a sua sonolência.¹
O que talvez você não tenha percebido é que os aparelhos eletrônicos, como o celular, emitem luz, e ao usá-los temos o costume de deixá-los bem próprios ao rosto.
Agora, imagine o que acontece quando seu corpo detecta essa luminosidade? Pois é, a qualidade da sua noite de sono pode acabar prejudicada.¹
Se você quer saber mais sobre essa relação entre luz e sono, e por que usar o celular antes de dormir faz mal, continue a leitura.
Afinal, por que desligar o celular para dormir?
De forma resumida, porque o celular atrapalha o sono, simples assim.²
Mas, você deve estar pensando, como um aparelho tão pequeno pode impactar o seu sono? Bom, de diversas maneiras, como veremos a seguir.
Para entender porque desligar o celular para dormir é uma boa ideia, primeiro, você precisa entender a relação entre sono e luz.
A melatonina é o hormônio responsável por fazer você dormir. É o que chamamos de indutor do sono.¹
Sua síntese está diretamente ligada a incidência de luz: quando está claro, o corpo entende que não está na hora de dormir, por isso, não produz melatonina.¹
Por outro lado, quando não há luminosidade, sua produção começa, e é isso que te ajuda a adormecer e dormir bem.¹
A produção da melatonina é o que ajuda o organismo a separar o dia da noite, ou seja, o período de vigília e de sono.¹
Algumas coisas, como mexer no celular na cama, pode atrapalhar essa produção, deixando o corpo confuso sobre quando deve ou não produzir melatonina. É por isso que mexer no celular na hora de dormir pode ser muito ruim.1,2
Aparelhos eletrônicos e sono: qual o risco?
Agora que você já entendeu a relação entre luminosidade e sono, certamente está começando a entender porque desligar o celular para dormir é ideal.
Os aparelhos eletrônicos como celulares, TV’s, tablet’s, computadores, entre outros, emitem uma luz chamada de luz azul.²
Essa luz que, em geral, fica bem próxima ao rosto quando estamos usando estes aparelhos é suficiente para confundir o cérebro, fazendo com que ele entenda que se há luz, ainda não é hora de dormir.²
Afinal, por mais inteligente que seja o organismo, ele não consegue diferenciar a luz solar de outros tipos artificiais, e a luz azul do celular faz com que ele entenda que não é o momento de começar a produção de melatonina.²
O resultado disso é que você pode demorar muito para pegar no sono, já que atrasou a liberação do hormônio no organismo.²
Isso quando o uso de celular não se torna tão frequente que causa até mesmo distúrbios do sono como a insônia.²
Além disso, o uso de telas e o consumo excessivo de informações pode causar uma sobrecarga mental, e dormir com a cabeça cansada pode ser muito difícil.³
É possível desligar o despertador do celular durante a noite?
Você já pensou ter colocado o celular para despertar, mas, na manhã seguinte, perdeu a hora porque ele não tocou?
Pois bem, existem algumas explicações para isso. A primeira, pensando de forma lógica, é que você pode ter programado o despertador errado, ou até mesmo pensou ter feito, mas esqueceu.
Também há a possibilidade de que você tenha mexido no aparelho já nos primeiros momentos de sono, e simplesmente não se lembre de ter desarmado a função.
De qualquer forma, se o seu objetivo é acordar mais cedo, o ideal é iniciar uma rotina do sono, definindo horários para dormir e acordar.
Para dormir mais cedo, você deve se deitar mais cedo, afinal, é preciso respeitar a quantidade de horas de sono que seu corpo precisa.
O que não fazer antes de dormir?
Desligar o celular para dormir é apenas um dos passos para ter uma boa noite de sono.²
Se você está com dificuldade de adormecer, e essa insônia está durando muitos dias, está na hora de analisar seus hábitos noturnos.
Em geral, a falta de uma rotina de sono saudável, somada a comportamentos nocivos, é o que faz com que muitas pessoas fiquem rolando na cama por horas.
Para você ter noção, cerca de 28% dos brasileiros demoram mais de 30 minutos para pegar no sono. Enquanto 62% da população não tem um sono de qualidade.4
Saber o que não fazer antes de ir para cama pode ajudar a reverter esse cenário. Alguns hábitos que você deve evitar e que podem melhorar o seu sono, são:
- Praticar atividades estimulantes como os exercícios físicos antes de deitar;
- Ter uma alimentação noturna pesada e muito próxima da hora de dormir;
- Tomar bebidas estimulantes e comer alimentos que atrapalham o sono, como os termogênicos, a cafeína, o álcool, entre outros;
- Usar aparelhos eletrônicos até tarde; etc.
Esses são comportamentos que você pode observar e mudar para conseguir dormir melhor. Infelizmente, existem alguns fatores que não podem ser controlados sozinhos, como: medicações, condições médicas e distúrbios do sono.
Nesses casos, vale a pena agendar uma consulta médica para ter mais orientações sobre o que fazer para ter uma boa noite de sono.
Depois de conferir esses pontos, você já está pronto para ter uma boa noite de sono. Por isso, não esqueça de que dormir com o celular perto faz mal, e o coloque de “molho” quando começar a anoitecer. Seu sono irá agradecer!
E se você precisar de mais dicas para dormir melhor, confira outros conteúdos do blog Tudo Sobre Melatonina. Até a próxima!