O suplemento de melatonina foi aprovado pela ANVISA em outubro de 2021¹, o que abriu espaço para sua produção em grande escala e comercialização em farmácias, já que antes a permissão ficava apenas nas farmácias de manipulação e com a apresentação de receita.
Considerando os potenciais benefícios que ele apresenta para aliviar casos de insônia, entre outros fatores, muitas pessoas podem estar interessadas no suplemento. Por isso, resolvemos explicar o cenário atual e mostrar onde comprar melatonina no Brasil. Confira!
O que é a melatonina?
A melatonina² é conhecida amplamente como o hormônio do sono. Ela atua diretamente no controle do ciclo circadiano, o relógio biológico que controla as principais funções do organismo.
Produzida naturalmente no cérebro, sua liberação aumenta ao percebermos a diminuição da luz no anoitecer, o que induz ao relaxamento e prepara o corpo para iniciar uma noite de sono.
Ela também pode ser encontrada, em pequenas quantidades, em alimentos como abacaxi, aveia, grão-de-bico, kiwi, nozes e tâmaras. Por fim, a melatonina tem sua versão sintética, produzida em laboratório, que pode ser utilizada como suplemento para facilitar o repouso e aliviar quadros de insônia.
Onde comprar melatonina no Brasil?
De modo geral, a melatonina sintética pode ser obtida em farmácias comuns, farmácias de manipulação e outros estabelecimentos que vendem suplementos alimentares, já que essa é a classificação atribuída ao composto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária¹.
Anteriormente, farmácias de manipulação foram autorizadas a vender esse suplemento após prescrição médica. No entanto, esse requisito não foi seguido à risca, sendo frequente a compra do medicamento sem receita.
Hoje, a indústria farmacêutica já atua na sua produção e venda. Por exemplo, a Vitasay lançou a própria melatonina de 0,20mg, em comprimidos orodispersíveis que dissolvem na boca e não necessitam de água para ingerir, com sabor laranja e zero açúcares, uma alternativa do hormônio do sono que pode ser encontrada facilmente nas farmácias brasileiras.
Precisa de receita para comprar melatonina?
Hoje, o produto recebeu registro e liberação na ANVISA como suplemento alimentar, o que elimina a necessidade de receita para compra, já que não se trata de um medicamento.
Ainda assim, é preciso ficar atento as contraindicações do seu uso. O produto é destinado a maiores de 19 anos, indicado o consumo máximo de melatonina por dia em 0,21mg e não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças e pessoas que desempenham atividades que demandam atenção elevada.
Além disso, pacientes com certas comorbidades, como câncer e hipertensão, devem consultar o seu médico antes de tomar o suplemento.
Aprovação da melatonina como suplemento alimentar na ANVISA
A melatonina existe no Brasil há muito tempo, sendo encontrada com facilidade em farmácias de manipulação. Porém, até outubro de 2021 o produto ainda não tinha registro na ANVISA, deixando no ar a definição se ele seria classificado como medicamento ou suplemento.
É importante destacar que em países como os Estados Unidos, a melatonina pode ser encontrada em drogarias normais, farmácias de manipulação e até mesmo em lojas de conveniência. Esse fato é importante, pois demonstra a popularidade da substância.
No Brasil, ela tem ganhado cada vez mais espaço como alternativa para o tratamento de distúrbios do sono em diversas situações, como atraso no ritmo de sono, jet lag, diminuição dos níveis do hormônio por conta da idade, entre outros.
A regulamentação veio após a ANVISA conduzir um amplo estudo³ sobre as aplicações e efeitos da melatonina no organismo. Essa pesquisa foi motivada pela crescente pressão da indústria, bem como da própria população, para sua liberação.
Principais benefícios e indicações da melatonina
A importância de uma boa noite de sono para nossa qualidade de vida é inquestionável. Dormir bem nos deixa mais dispostos, energizados e saudáveis. Uma noite mal dormida, por sua vez, aumenta o estresse, desgaste, irritação e pode até prejudicar nossa imunidade.
Por isso, pessoas que sofrem com insônia ou dificuldade em dormir, seja qual for a causa, podem procurar o uso de substâncias calmantes para auxiliar no repouso. Porém, remédios com essas propriedades podem ser mais fortes, demandam receita médica e alguns podem até causar dependência.
A melatonina é uma alternativa que supera esses obstáculos. Como ela foi classificada como suplemento alimentar, não precisa de receita para comprar o hormônio do sono. Além disso, como ela é produzida naturalmente, não causa dependência e pode ser utilizada para situações de curto prazo.
Ela induz ao sono de forma leve e natural, estimulando o relaxamento no organismo e reduzindo as funções biológicas para indicar ao corpo que está na hora de dormir.
De modo geral, ela é indicada para os seguintes casos:
- Síndrome do atraso do sono;
- Casos diversos de insônia;
- Jet lag;
- Pessoas com deficiência visual, que não podem captar a diminuição da luz natural pelos olhos;
- Pessoas idosas, que sofrem uma diminuição gradativa nos níveis do hormônio.
Viu só como é simples? Agora você já conhece os principais benefícios do suplemento e sabe onde comprar a melatonina, o hormônio do sono, para ajudar pessoas com insônia a obter um merecido e tranquilo repouso diário.
Você pode encontrar a Vitasay Melatonina e outros suplementos com esse hormônio em diversas drogarias convencionais, como a Droga Raia, Drogasil, Panvel e Drogaria São Paulo. Pergunte ao seu farmacêutico sobre o suplemento.
Se encaixar em grupos citados nas contraindicações, converse com seu médico para saber se o uso é realmente seguro para o seu caso.
Por enquanto, ficamos por aqui. Esperamos ter tirado todas suas dúvidas sobre onde e como comprar a melatonina no Brasil. Para mais dicas e informações sobre o hormônio do sono, continue ligado em nosso blog. Até mais!
Referências consultadas:
1. ANVISA [Internet]. Anvisa autoriza melatonina na forma de suplemento alimentar. 15 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-autoriza-a-melatonina-na-forma-de-suplemento-alimentar. Acesso em dezembro/2021.
2. Costello RB, Lentino CV, Boyd CC, O'Connell ML, Crawford CC, Sprengel ML, Deuster PA. The effectiveness of melatonin for promoting healthy sleep: a rapid evidence assessment of the literature. Nutr J. 2014 Nov 7;13:106. doi: 10.1186/1475-2891-13-106. PMID: 25380732; PMCID: PMC4273450.
3. ANVISA. Análise de informações sobre segurança e eficácia da melatonina. Junho de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/proposta-de-consulta-publica-inclui-a-melatonina-como-constituinte-autorizado/analise-da-seguranca-e-eficacia-da-melatonina_versao-para-publicacao.pdf. Acesso em dezembro/2021.