Procurando ideias de profissões para quem tem mais de 50 anos? Então seja muito bem-vindo à matéria de hoje!
É fato que manter-se ativo na meia idade é um assunto cada vez mais em alta. Afinal de contas, se entre 2015 e 2050 a proporção de idosos no mundo todo deve dobrar de 12% para 22%,1 os benefícios de uma ocupação são demonstrados cientificamente.
Sabe como? Especialistas identificaram que pessoas mais velhas que continuam trabalhando (mesmo que em funções diferentes das usuais ou das que tiveram até então) têm altos níveis de satisfação e felicidade.2
Pois bem, se você já está nessa fase da vida e gostaria de dar um novo passo rumo a mudanças, continue a leitura! Preparamos uma lista com 6 profissões para quem tem mais de 50 anos – e que podem ajudar bastante na sua escolha.
Confira!
Você se acha velho para um novo emprego depois dos 50?
Sim? Bom, então vamos a alguns fatos.
Sabe quantos anos tinha John Pemberton quando inventou a fórmula da Coca-Cola? 55 anos. E Harland Sanders, fundador da rede KFC, que tinha 65 quando viu seu negócio realmente decolar?
Só para fechar, sabia que o criador do McDonald’s – Ray Kroc – tinha 52 quando resolveu empreender no ramo de lanchonetes?
Essas histórias envolvem coragem e uma boa dose de superação! Mas também mostram que, para empreender, não tem idade.
Como empreender aos 50 anos?
Nunca é tarde para começar algo novo.
Especialistas nomeiam “empreendedores por oportunidades” aquelas pessoas que optam por iniciar um novo negócio mesmo já possuindo alternativas de renda.3,4
O segredo é encontrar um trabalho que você ame, mesmo que não te traga um enorme retorno financeiro logo de cara. Se fizer com paixão, a recompensa virá naturalmente.
Certo, tem vontade de empreender, mas não sabe com o quê? Qual a melhor profissão depois dos 50 anos? Confira ideias para se inspirar!
6 profissões para quem tem mais de 50 anos
1. Consultor
A consultoria pode ser uma boa profissão depois dos 50 anos, já que consiste em ajudar pessoas e empresas a partir do seu conhecimento.
Por exemplo, se você adquiriu bastante experiência e tem autoridade no mercado financeiro, que tal auxiliar uma organização a tomar decisões sobre investimentos?
Ao oferecer esse tipo de serviço, é possível contribuir com uma visão macro e sistêmica – além de ajudar a identificar oportunidades e prevenir problemas.
2. Escritor
A profissão de escritor é outra que usa a experiência adquirida em tantos anos. Essa é uma área vasta e muito interessante, já que você pode escrever suas memórias, sobre sua profissão anterior ou mesmo uma história de ficção.
E o processo de escrita é bastante terapêutico, sabia? Uma pesquisa mostra que escrever sobre emoções ajuda a trazer benefícios físicos e psicológicos.5
Assim, você pode unir o trabalho a um passatempo – e explorar diversos formatos de publicação, como livros, revistas, jornais e artigos para internet.
Ah, e é justamente a internet que nos leva à próxima profissão!
3. Blogueiro
Ao ter um blog e escrever nele, você consegue alcançar muita gente com seus textos.
Essa é uma boa ideia para passar seu conhecimento adiante – ou mesmo para entreter as pessoas com determinado assunto.
O legal é que dá para convidar outros blogueiros para publicar no seu espaço, e fazer sua rede de seguidores/leitores crescer ainda mais.
4. Produtor de cerveja artesanal
No setor cervejeiro, sabe como está o mercado de trabalho para mais de 50 anos? Bom para todas as idades, na verdade!
Em 2020, havia 1.383 cervejarias registradas no Brasil – um aumento de 14,4% em relação a 2019.6
E ter sua própria produção de cerveja, mesmo que seja para pouca gente no início, pode ser uma profissão bem instigante. Afinal, a todo tempo você precisa lidar com a criatividade: novas receitas, misturas, sabores, tendências e muito mais!
Ah, sempre bom lembrar que o consumo de álcool deve ser feito com moderação. Ajude a propagar essa ideia!
5. Guia turístico
Trabalhar com turismo pode ser bem divertido. Além conhecer bastante gente nova, você consegue pôr em prática suas habilidades de comunicação.
A profissão de guia também te ajuda a fazer exercícios – já que, dependendo do tipo de tour, muitos caminhos são feitos a pé.
Enfim, se você gosta de relações interpessoais e é fascinado pela história de um local ou povo, vale a pena investir nessa carreira! O setor turístico dá bons sinais de recuperação, com previsão de crescimento de 19,1% em 2021.7
6. Tutor EAD
Sabia que, somente entre 2009 e 2019, o número de alunos matriculados em cursos a distância no Brasil aumentou 378,9%?8
Esse avanço, somado à projeção de que, até 2023, 92% da população brasileira terá acesso à internet, representa uma excelente oportunidade para tutores EAD.9
De forma muito fácil, dá para criar um site e ministrar cursos online da sua especialidade – não importa se é relacionada a negócios ou a um hobby!
Por exemplo, se você entende muito sobre marketing, que tal criar módulos focados em profissionais de agências publicitárias?
Ou, quem sabe, ensinar matemática, literatura, gastronomia, como jogar xadrez e como falar em público? As possibilidades são infinitas!
Como se preparar para um emprego depois dos 50?
Pratique o autoconhecimento
Bom, agora que já vimos algumas profissões para quem tem mais de 50 anos, é ideal se atentar a dicas para entrar em um novo projeto com segurança.
Uma delas é conhecer você mesmo. Entenda suas necessidades, defina seus objetivos em curto e longo prazos, avalie os riscos… fazer mudanças com calma pode evitar frustrações lá na frente.
Quer uma ajudinha para se autoconhecer? Tente a meditação!
Seja autoconfiante
Se você não confiar em si mesmo, quem fará isso? Nunca desista. Faz parte tentar errar, corrigir e iniciar de novo até acertar.
Mesmo que ganhar dinheiro depois dos 50 anos só aconteça daqui alguns anos, nunca é tarde demais para recomeçar. Pelo contrário, é sempre cedo demais para desistir.
Mantenha a saúde em dia
Sentir-se bem para tomar decisões ao longo da vida é fundamental, né? E, para isso, ingerir a quantidade ideal de vitaminas e minerais deve fazer parte do seu planejamento.
E então, gostou deste conteúdo?
Esperamos que essas informações sobre o mercado de trabalho para mais de 50 anos tenham ajudado a abrir sua mente para novos ares. Desejamos boa sorte na sua trajetória!
Aproveite e compartilhe esta matéria em suas redes sociais. Assim, mais pessoas descobrem qual a melhor profissão depois dos 50 anos!
2. Straussner SLA, Senreich E. Productive Aging in the Social Work Profession: A Comparison of Licensed Workers 60 Years and Older with Their Younger Counterparts. Clin Soc Work J. 2020;48(2):196-210. doi:10.1007/s10615-020-00747-y.
4. Drucker PF. Inovação e Empreendedorismo (Entrepreneurship): Práticas e Princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
5. Baikie KA, Wilhelm K. Emotional and physical health benefits of expressive writing. Adv psychiatr treat. 2005;11(5):338-346
10. Rotulagem do produtoVitasay50+ A-Z Mulher.
12. Rotulagem do produto Vitasay50+ A-Z Homem.