A expressão “o cabelo é a moldura do rosto” é levada bastante a sério pela maioria de homens e mulheres. Afinal, mesmo sem desempenhar funções vitais no organismo, o cabelo possui um papel fundamental no âmbito psicossocial do ser humano ¹.
Distúrbios que afetam a aparência e o crescimento do cabelo podem causar alterações psicológicas e emocionais nas pessoas. Alguns exemplos são a calvície precoce e outros tipos de alopecias e doenças que afetam os folículos pilosos e contribuem para o desenvolvimento de ansiedade, depressão e baixa autoestima ¹.
Cada indivíduo tem aproximadamente 5 milhões de folículos pilosos no corpo, sendo que 80 a 150 mil estão no couro cabeludo ¹. Quando o crescimento do cabelo é afetado ou acontece de forma descontínua, é sinal que há algum tipo de alteração que pode provocar a perda total ou parcial dos fios ¹.
Quer entender melhor o que é a calvície e o que caracteriza a calvície precoce? Afinal, quais são as causas e os sintomas? Como tratar a calvície precoce? Continue a leitura e entenda mais.
O que é a calvície?
A calvície é um tipo de distúrbio chamado alopecia. Para sermos mais exatos, ela é uma doença inflamatória dos folículos pilosos denominada alopecia androgenética (AAG) ou alopecia hereditária ¹.
O termo alopecia deriva de uma palavra grega que significa raposa. O nome foi dado porque esse animal sofre constante perda de pelo durante a sua vida ¹.
Ou seja, a calvície pode ser caracterizada como o resultado da redução gradual do folículo piloso e a alteração da duração do ciclo do cabelo ¹.
A calvície se manifesta em qualquer fase do ciclo de crescimento do cabelo e pode acontecer em homens e mulheres. Porém, ela ocorre principalmente em pessoas do sexo masculino ¹.
Mas, por que esse nome “androgenética”? Ela é uma alopecia que é induzida por androgênios (hormônios) em pessoas que possuem predisposição genética. Esse tipo de distúrbio é consequência de uma sensibilidade gerada pelo androgênios nos folículos pilosos em determinadas partes do couro cabelo ¹.
Em qual idade a calvície se manifesta?
A calvície pode se manifestar em qualquer idade depois da puberdade. Ela pode se tornar mais aparente por volta dos 17 anos em homens e dos 25 a 30 anos em mulheres ¹.
O pico de manifestação da doença é entre 20 e 50 anos. Por isso, pessoas que apresentam algum sintoma antes dos 20 anos são consideradas com calvície precoce ¹.
Como saber se tenho calvície?
Você já se perguntou “como saber se tenho calvície”? Para não confundir com outras alterações no organismo, selecionamos os sintomas mais comuns em pessoas que têm alopecia androgenética.
Fisiologicamente falando, a calvície altera diversos parâmetros como o número de folículos pilosos por unidade de área de pele, mudanças no tamanho do folículo e a duração do ciclo do crescimento do cabelo ¹.
Normalmente, pela ação androgênica, progressivamente os fios ficam mais ¹:
- finos;
- curtos.
- sem pigmento.
A calvície apresenta padrões diferenciados em homens e mulheres, na maioria dos casos. O mais comum tipo de calvície masculina é o Norwood-Hamilton, que tem perda de cabelo na linha frontal do cabelo que, posteriormente, se estende para trás e forma uma coroa careca ¹.
Já em mulheres, há três padrões mais vistos ¹:
- Ludwig: redução de cabelo difusa na parte central da cabeça;
- Hamilton: exatamente como foi citado no padrão masculino;
- Christmas-tree: também tem perda de cabelo na parte central, mas se estende para a área frontal da cabeça;
Leia mais: Como melhorar a saúde do cabelo? 6 grandes ideias!
O que causa a calvície precoce?
A principal causa da alopecia androgenética são os fatores hereditários. Porém, outros aspectos podem acelerar o distúrbio em pessoas predispostas geneticamente, como ¹:
- doenças autoimunes;
- infeções microbianas;
- estresse excessivo e constante.
Como tratar a calvície precoce?
Os tratamentos para calvície precoce são iguais aos usados para calvície em um estágio mais avançado. Porém, estudos revelam que, quanto antes identificar a alopecia androgenética, melhor será o resultado de retardar os efeitos da perda de cabelo ¹.
Veja agora como tratar a calvície precoce com métodos farmacológicos e não farmacológicos.
Medicamentos mais recomendados
Normalmente, os médicos indicam alguns medicamentos para reverter o processo da calvície precoce, inicial ou avançada ou estabilizar a queda de cabelo ¹.
Os que mais apresentam resultados são finasterida oral e minoxidil tópico. Ambos atuam no aumento da densidade capilar por meio do tamanho do cabelo existente, retardando a queda de mais fios ¹.
Mesmo que esses remédios não consigam restaurar todo o cabelo e apresentem resultados variados de acordo com cada pessoa, muitos resultados foram comprovados. O tratamento com ambos medicamentos duram cerca de 6 a 12 meses ininterruptamente ¹.
Transplante Capilar
O transplante capilar também é um tratamento procurado principalmente por quem tem calvície mais crítica ¹.
Esse é um método não invasivo que aumenta consideravelmente a quantidade de fios de cabelo e pode ser aplicado em homens e mulheres com mais de 25 anos ¹.
Há uma limitação para realizar o transplante: os homens e as mulheres devem ter queda de cabelo na na área frontal do couro cabeludo ¹.
Como é feito o transplante capilar? Os fios de cabelo laterais e localizados atrás da cabeça são removidos e transplantados na região calva. Logo, o cabelo se mantém com a mesma cor, textura e característica ¹.
A aplicação é feita em diversas sessões, que acontecem de 6 em 6 meses ¹.
Laser
O laser é outro tipo de tratamento que atende ambos estágios de calvície: desde a calvície precoce até a mais avançada. Ele evita a queda de cabelo e pode ser usado como prevenção da alopecia androgenética ¹.
Por meio de luzes monocromáticas, com comprimentos de ondas que variam entre 600 a 1400 nm, no espectro infravermelho, o tratamento com laser tem a finalidade de ativar os folículos pilosos adormecidos por meio da vasodilatação causada ¹.
Esse processo gera o aumento do fluxo sanguíneo na região, estimulando o crescimento do ciclo capilar ¹.
Suplementos alimentares
Por último, há ainda a opção de tratamento e prevenção com os suplementos alimentares com vitaminas, minerais e antioxidantes que contribuem para o crescimento do cabelo ¹.
Entenda quais são eles e suas respectivas funções no tratamento da calvície precoce e mais avançada ¹.
- Vitamina B3: também chamada de niacina, a vitamina B3 eleva o fluxo sanguíneo no couro cabeludo com ação vasodilatadora, estimulando o crescimento, e reduz o nível de colesterol no couro cabeludo;
- Biotina: antiga vitamina B7, a biotina é associada à manutenção da força, da textura e da função do cabelo;
- Vitamina C: o ácido ascórbico tem poderosa ação imunológica, antioxidante e cicatrizante e melhora o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, ajudando a transportar sangue até os folículos;
- Vitamina E: ela contribui no aumento do consumo de oxigênio, também melhorando o fluxo sanguíneo do couro cabeludo;
- Zinco: desempenha importante papel no sistema imune, estimulando o crescimento dos fios de cabelo. Estudos com aplicação local (tópica) de zinco têm demonstrado bons resultados em reduzir a perda de cabelo.
Além desses, há os ácidos gordos essenciais, que auxiliam a melhora da textura do cabelo, prevenindo fios quebradiços e secos ¹.
Aminoácidos utilizados para a prevenção e tratamento da calvície precoce
Por fim, têm alguns aminoácidos utilizados no tratamento e na prevenção da calvície precoce e outros tipos:
- L-metionina: contém enxofre, promovendo aumento da quantidades de células a fim de suportar a força do cabelo;
- L-cisteína: com elevado teor em enxofre, também suporta a força do cabelo, proporcionando quantidades adequadas para as células do cabelo, pele e unhas;
- L-Lisina: melhora a qualidade e a textura capilar;
O ideal é identificar o quanto antes os sintomas de calvície precoce para iniciar o tratamento mais adequado. A vantagem é que, quando há um diagnóstico cedo, é possível alcançar resultados melhores para prevenir a queda de cabelo.
Continue aprendendo como cuidar melhor do seu corpo e leia mais posts em nosso blog:
- Os 7 principais sintomas da imunidade baixa + como se proteger
- O que fazer para envelhecer com saúde? 5 pontos para prestar atenção + dicas
Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.