Suplementação de vitamina D

A falta de vitamina D no organismo é um problema de saúde no Brasil e em outros países do mundo, principalmente naqueles em que seus habitantes não se expõem regularmente ao sol. Estudos revelam que a hipovitaminose D pode atingir cerca de 90% da população ¹.

A falta de vitamina D pode ser resultado de baixa exposição à luz solar e também devido a algumas doenças. Por isso, em muitos casos, a suplementação é necessária para manter a saúde em equilíbrio e não gerar outras comorbidades.

Aproveite este texto para entender o que é esse nutriente, as suas funções no corpo e como fazer suplementação de vitamina D de maneira correta.

O que é vitamina D?

Chamada de vitamina, na verdade, a vitamina D é considerada cientificamente como um pré-hormônio que regula a homeostase (equilíbrio natural do organismo) do cálcio e do metabolismo dos ossos ¹.

Sua principal fonte é a exposição solar. Para atingir a recomendação diária de vitamina D é necessário se expor à luz solar todos os dias, de 10 a 15 minutos ⁵. Porém, o horário mais indicado para essa exibição é das 10h às 16h, mesmo sendo o período que pode prejudicar mais a pele ⁶.

Por isso, recomenda-se proteger as partes mais sensíveis, como colo e rosto, e não ficar muito tempo debaixo do sol sem proteção solar, apenas os minutos indicados para garantir o fornecimento desse nutriente tão importante ⁶.

A vitamina D também é encontrada em muitos alimentos, como óleo de fígado de bacalhau, peixes gordurosos (salmão, sardinha, atum e cavala), cogumelos, gema de ovo, entre outros ¹.

É importante ficar atento: apenas 10 a 20% da recomendação diária de vitamina D vem da alimentação. E, por ser um nutriente lipossolúvel, ela precisa de gordura para ser absorvida pelo corpo ⁶.

Ou seja: passar mais tempo ao ar livre e se alimentar de forma equilibrada e variada contribuem para que os níveis de vitamina D no organismo estejam dentro do parâmetro desejado.

Para que serve a vitamina D?

A principal função da absorção natural ou suplementação de vitamina D é garantir a boa saúde dos ossos. Ela tem um papel fundamental ao ajudar a produzir cálcio e causar a sua correta absorção pelo intestino ¹. 

Além disso, a vitamina D estimula a produção de fósforo, gerando indiretamente o bom funcionamento do intestino e dos rins. E ainda participa de processos do sistema imunológico, cardiovascular, metabólico e musculoesquelético ⁶.

A vitamina D também auxilia na melhora da força muscular e do equilíbrio e no desenvolvimento dos processos de proliferação celular ³.

Causas da falta de vitamina D

Os médicos costumam recomendar a suplementação de vitamina D e uma reeducação alimentar e de estilo de vida para pessoas que estão mais vulneráveis a terem deficiência desse nutriente no organismo. Veja quais são ¹:

  • obesos;

  • gestantes;

  • idosos, principalmente os que apresentam quedas e fraturas;

  • quem tem doença renal crônica;

  • pessoas com síndrome de má-absorção (doença de Crohn, fibrose cística etc);

  • pacientes com osteoporose, raquitismo e hiperparatiroidismo secundário;

  • quem não se expõe constantemente à luz solar.

A causa mais comum de pacientes que apresentam hipovitaminose e precisam iniciar o tratamento com suplementação de vitamina D e dieta adequada são os que possuem baixa exposição solar no dia a dia ¹.

Afinal, essa é a maior fonte de vitamina D que é absorvida pelo organismo. A mudança de estilo de vida impactou muito a exposição solar: os exercícios são feitos em academias e as casas tornaram-se escritórios permanentes ².

Há ainda outros aspectos que interferem na correta absorção de vitamina D no organismo, como o uso constante de protetor solar, condições climáticas e difícil acesso à boa alimentação ².

Mas, o que fazer se você apresentar sintomas ou for uma pessoa vulnerável à deficiência dessa vitamina? Até porque, apenas a dieta equilibrada não resolve o problema, já que os alimentos representam apenas 20% da recomendação diária desse nutriente ².

Antes de mais nada, é recomendável procurar um médico qualificado e de confiança para fazer o diagnóstico, pedir exames e entender as causas da hipovitaminose D.

Caso o resultado seja de baixa vitamina D no corpo, o médico provavelmente receitará uma mudança no estilo de vida, na alimentação e suplemento de cálcio e vitamina D.

O ideal é que esse diagnóstico aconteça o mais rápido possível para evitar o surgimento de sintomas. Principalmente em pessoas vulneráveis, como mulheres na pós-menopausa e idosos ¹.

Leia mais: Suplementos alimentares e multivitamínicos na menopausa: 6 nutrientes benéficos

Suplementação de vitamina D: como fazer?

Caso você tenha interesse em entender melhor sobre suplemento de cálcio e vitamina D, continue a leitura! 

A suplementação de vitamina D normalmente é recomendada às pessoas que não costumam se expor ao sol, se alimentar corretamente e ainda gestantes, idosos e mulheres na pós-menopausa ¹.

Além de pesquisar e escolher suplementos renomados no mercado, é preciso saber como fazer suplementação de vitamina D corretamente. O cálculo da dose desse nutriente varia de acordo com a necessidade do indivíduo ¹.

Ou seja, há diversos objetivos a ser alcançados com a suplementação de vitamina D, como ¹:

  • tratamento de deficiência de vitamina D no organismo;

  • manutenção da vitamina no organismo;

  • dose preventiva.

Para saber como fazer suplementação de vitamina D é necessário realizar exames e consultar o seu médico. A automedicação não é indicada.

Mas, para que serve o suplemento de vitamina D? Ele contribui para o tratamento da hipovitaminose no organismo de maneira prática,rápida, segura e eficiente.

Geralmente, a suplementação de vitamina D é feita com a vitamina D3, pois ela tem se mostrado a mais efetiva para o tratamento e a prevenção. Mas, há também o suplemento de vitamina D2, que pode apresentar uma meia-vida menor do que a da D3 ¹.

A suplementação de vitamina D é uma das formas encontradas de tratar a hipovitaminose de maneira mais efetiva. Afinal, mudar o estilo de vida não é algo que aconteça do dia para a noite, certo?

Entenda mais sobre a relação das vitaminas com a nossa boa saúde e bem-estar:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.

 

Arq Bras Endocrinol Metab. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302014000500411;. Acesso em março/2022;

Revista Brasileira de Análises Clínicas (RBAC). Deficiência de vitamina D (250H) e seu impacto na qualidade de vida: uma revisão de literatura. Disponível em <http://www.rbac.org.br/artigos/deficiencia-de-vitamina-d-250h-e-seu-impacto-na-qualidade-de-vida-uma-revisao-de-literatura/;. Acesso em março/2022;

Série de publicações ILSI Brasil. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Vitamina D. Disponível em Disponível em <http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2018/10/Fasc%C3%ADculo-VITAMINA-D-final-ok-autora.pdf;. Acesso em março/2022;

Portal regional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). “NOTA – Só os alimentos não podem repor a vitamina D”. Disponível em <https://www.sbemsp.org.br/imprensa/releases/811-nota-so-os-alimentos-nao-podem-repor-a-vitamina-d;. Acesso em março/2022;

Portal regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Repondo a Vitamina D sem riscos para a pele. Disponível em <https://sbdrj.org.br/repondo-a-vitamina-d-sem-riscos-para-a-pele/;. Acesso em março/2022;

National Institutes of Health. “Vitamin D – Fact Sheet for Health Professionals”. Disponível em <https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminD-HealthProfessional/;. Acesso em março/2022;