
Não existe nada mais estressante do que ter o sono interrompido. E quando a perturbação do sono acontece de forma natural? O que fazer?
A insônia é um dos distúrbios do sono mais falados ¹. No entanto, apesar de ser conhecido, muita gente ainda acredita que ela se resume a dificuldade de adormecer.
Na verdade, existem diferentes tipos de insônia, e uma delas causa justamente o sono interrompido, fazendo a pessoa acordar durante a noite. ²
Como se pode imaginar, esse distúrbio não é nada benéfico para a saúde, já que o sono picado não permite que você tenha uma noite de descanso e um sono de qualidade. ¹,²
Por isso, saber o que fazer quando o sono é interrompido várias vezes à noite é tão importante.
Afinal, estudos mostram que um terço da população vai sofrer com os sintomas da insônia em pelo menos uma fase da vida ¹, e saber lidar com esse problema é a melhor saída para reverter a situação.
A seguir, veja por que esses despertares noturnos acontecem e descubra se interromper o sono faz mal. Vamos lá!
O que é insônia de manutenção?
Se você já passou por períodos em que teve o sono interrompido várias vezes à noite, provavelmente enfrentou um quadro de insônia de manutenção. ²
Diferentemente do que muitos possam pensar, a insônia nem sempre irá se manifestar pela dificuldade de pegar no sono. ¹
Às vezes, você pode até conseguir dormir, mas ter um sono picado por acordar muitas vezes durante a noite. ¹
Isso é o que é chamado insônia de manutenção, que acontece quando você consegue dormir, mas não consegue manter o sono (despertando durante a noite) ou acaba acordando antes do necessário. ²
Para que o quadro seja diagnosticado como insônia, a pessoa deve apresentar o sintoma por semanas. ²
Ou seja, se durante uma única noite, talvez duas, você tiver seu sono interrompido, não necessariamente precisará se preocupar com isso.
Em geral, quando a insônia de manutenção acontece e a pessoa tem o sono interrompido várias vezes à noite, sua saúde acaba comprometida. ²
Isso poque, além de causar fadiga e outros sintomas ², ela interfere no processo de restauração que acontece no organismo durante o sono.
Por que tenho o sono interrompido várias vezes à noite?
Agora que você sabe o que é esse tipo de insônia que causa a interrupção do sono, entenda porque ela acontece.
Geralmente, o sono interrompido acontece devido a fatores psicofisiológicos, como um período de muito estresse ou preocupações. ²
Isso não permite que o cérebro e o corpo relaxe o suficiente, fazendo com que os despertares aconteçam.
Além disso, a insônia de manutenção pode estar relacionada com alguma doença ou até mesmo dores. ²
Também é comum que pessoas que possuem um maior grau de alerta, que acordam com facilidade, sofram mais com o sono interrompido. ²
Além disso, outras causas para o sono picado são:
- Depressão e ansiedade; ²
- Medicamentos estimulantes que impactam o sono; ²
- Rotina do sono ruim ² (uso de eletrônicos na cama, prática de atividades físicas próximo do horário de dormir, jantar pesado minutos antes de deitar, etc).
Quais os riscos do sono picado para a saúde?
Sabemos que dormir bem é indispensável para uma boa saúde, não é?
Então, não é preciso pensar muito para entender que dormir mal, com um sono interrompido, pode trazer riscos.
Quando falamos especificamente do sono picado, a baixa qualidade e as poucas horas de sono pode causar:
- Memória ruim; ²
- Baixa capacidade de concentração; ²
- Maior risco de se envolver em acidentes e lesões; ²
- Aumento do peso corporal; ²
- Enfraquecimento do sistema imunológico; 4
- Alterações de humor e tendência ao desenvolvimento de distúrbios mentais; ³
- Maior risco de doenças cardíacas e diabetes. ²
Então, sim, interromper o sono faz mal — e ao menor sinal de que isso esteja acontecendo com você, o melhor a fazer é buscar ajuda médica para regular o seu sono.
Como voltar a dormir depois de acordar durante a noite?
Se acordar durante a noite está sendo uma realidade para você, caso o quadro já esteja prolongado (durando mais de uma semana), você deve buscar por um auxílio profissional. ²
Além disso, você pode fazer algumas mudanças de hábitos para conseguir manter o sono por mais tempo ou voltar a dormir mais rápido depois de um despertar noturno.
Faça exercícios de respiração
Se você teve o sono interrompido e não conseguiu voltar a dormir, uma alternativa para tentar induzir novamente o sono é praticar um exercício respiratório.
Quando você controla sua respiração, consegue “desacelerar” todo o organismo, fazendo o corpo relaxar novamente.
Inspirar e expirar profundamente, concentrando-se naquela atividade, percebendo os movimentos do seu corpo pode te ajudar a voltar ao estado de sonolência.
Levante para uma atividade relaxante
Ficar parado olhando para o teto pode levar a um estado ansioso e, como vimos, a ansiedade pode ser uma das causas do sono interrompido.
Por isso, se você perceber que o despertar noturno acabou com o seu sono, o melhor a se fazer é levantar e fazer uma atividade relaxante.
Só se atente para não ir a um ambiente muito iluminado nem recorrer a nenhuma fonte de luz (como os aparelhos eletrônicos) 5, pois eles podem causar o resultado contrário: deixá-lo mais desperto do que sonolento.
Ao invés disso, pegue um livro de papel para ler ou até mesmo faça uma atividade relaxante como meditar.
Nessas horas, a meditação é uma opção interessante, por isso, se você ainda não é um adepto da prática, aproveite os períodos acordados para conhecer e praticar.
Além desses “recursos de emergência”, também é muito importante cuidar da sua rotina noturna para evitar o sono interrompido.
Para isso, você deve corrigir os hábitos que talvez estejam interferindo em sua qualidade do sono ², como:
- Consumir bebidas estimulantes (como o café e o álcool) já durante a noite; ²
- Deixar para se alimentar pouco tempo antes de ir para a cama; ²
- Ficar horas no celular e outros eletrônicos antes de dormir; ²
- Praticar uma atividade física intensa de noite. ²
Se mesmo mudando esses hábitos, você continuar com o sono interrompido, não deixe de buscar ajuda médica para estudar a necessidade de suplementos indutores de sono.
Para saber mais sobre qualidade do sono e dicas para dormir bem, continue acompanhando o blog Tudo Sobre Melatonina. Até a próxima!