A queda de libido masculina costuma gerar muita angústia em homens que chegam ao consultório buscando entender as causas e os tratamentos mais eficazes ¹. Mas, antes de ficar preocupado com essa situação, é importante saber que o desejo sexual pode variar em diversas fases da vida. E isso é um processo natural ⁴.
Ou seja: é normal sentir maior interesse sexual em alguns momentos do que em outros. O fator preocupante é quando essa falta de desejo é duradoura e impacta significativamente outras questões da vida pessoal, como relacionamentos interpessoais e autoestima ³.
Esse estado da falta de libido masculina pode desencadear problemas na saúde mental, como depressão ³. Por isso, é fundamental procurar ajuda e estudar o assunto.
Para facilitar a sua busca por conhecimento, trouxemos este guia completo que aborda pontos relevantes sobre o tema: o que é libido masculina, quais são as causas da sua redução e o que fazer quando há falta de desejo masculino. Boa leitura!
O que é libido masculina?
A libido masculina é o desejo sexual do homem. Ela engloba pensamentos, fantasias, palavras, toques, entre outros estímulos que fazem parte desta primeira fase do ciclo de resposta sexual ⁵. A libido é considerada uma interação complexa entre corpo e mente, dependendo de funções cerebrais ²,⁵.
Vários sistemas do corpo se relacionam com a mente para que haja o desejo sexual, como o endócrino, o nervoso e o vascular. Quando eles estão em perfeito funcionamento e interagem adequadamente entre si, há um equilíbrio em todas as etapas do ciclo de resposta sexual do homem ⁵.
Esse ciclo é composto por quatro fases: desejo, excitação, orgasmo e resolução. Ficou curioso? Veja um resumo de cada estágio ⁵:
- excitação: etapa posterior do desejo (libido), a excitação é quando há a reação bioquímica do organismo, que aumenta a dilatação das artérias e fornece maior circulação sanguínea para as genitais. Além disso, há a contração muscular de todo o corpo;
- orgasmo: é a fase de pico da excitação sexual. A tensão muscular do corpo aumenta e prepara os músculos pélvicos para a ejaculação e o relaxamento;
- resolução: é o momento em que o corpo relaxa e volta ao seu estado de não excitação.
O que é a falta de libido masculina?
A falta de libido masculina é quando há ausência total ou parcial de pensamentos e fantasias sexuais. Isto é: quando o homem deixa de sentir desejo, mesmo que haja determinados estímulos ⁴.
O interesse sexual varia ao longo dos anos e pode ser reduzido temporariamente por cansaço excessivo e ansiedade, por exemplo. Além disso, durante o envelhecimento, o corpo sofre diversas alterações hormonais naturais que também diminuem o desejo gradativamente ⁴.
Saiba mais: Entenda o que acontece com o homem depois dos 50 anos – e o que fazer nessa fase!
Quais são as causas da falta de libido masculina?
As causas da falta de libido masculina envolvem variados fatores físicos, psicológicos, neurológicos e emocionais ¹.
O aspecto físico está relacionado a questões hormonais, como a queda da testosterona (hipogonadismo) que influencia diretamente a libido masculina. E isso é causado, na maior parte dos casos, pelo envelhecimento ¹.
O nível de testosterona inicia sua queda a partir dos 30 anos. A partir dos 40, idade do começo da andropausa, é possível que essa quantidade reduza 1% a cada ano, o que pode prejudicar a função sexual ¹. Esse hormônio androgênio age nos receptores do cérebro e do órgão genital masculino ².
Logo, o nível de testosterona impacta diretamente a frequência de relações sexuais: quanto maior, maior é o desejo do homem em praticá-las ².
Aprenda também: O que é andropausa masculina? Quais são os sintomas? Entenda!
Outros fatores da falta de libido masculina
A baixa libido também pode ser desencadeada por outros fatores, como:
- uso de medicamentos, como antidepressivos, antiandrogênicos, anti-hipertensivos e diuréticos ¹;
- consumo excessivo de drogas e/ou álcool ¹;
- depressão, que afeta a produção e a liberação de neurotransmissores e promove a queda de autoestima e do prazer em atividades do dia a dia ¹,³;
- ansiedade de performance ¹;
- covid-19 ¹;
- alto nível de estresse e ansiedade ¹;
- crises no âmbito pessoal: no relacionamento amoroso, na vida financeira, na família etc ¹;
- presença de transtornos do sono, como a apneia obstrutiva e outros distúrbios que geram restrição de sono ¹;
- histórico de AVC, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças renais crônicas ¹, ⁴;
- outras disfunções sexuais, como dificuldade de ereção: homens podem se sentir frustrados e acabam perdendo o desejo sexual ³.
Além desses, especialistas relatam que experiências sexuais ruins ou traumáticas (ou repressão sexual ao longo da vida) também podem baixar o impulso sexual do homem.
Tratamentos para falta de desejo masculino
Apesar da queda da libido ser multifatorial, há muitas opções de tratamentos para a falta de desejo masculino. Separamos aqui as mais recomendadas por médicos.
Ressaltamos a importância de sempre procurar um especialista, como urologista, para realizar exames de sangue e averiguar a concentração de testosterona no sangue e também investigar outras possíveis causas a fim de definir o que fazer para melhorar a falta de desejo masculino ⁴.
Além dos exames, o médico faz uma avaliação completa da vida do paciente, analisando, por exemplo, condições e histórico de saúde, idade, problemas pessoais (relacionamento, trabalho e família), estilo de vida etc ¹.
A partir dos resultados de toda a investigação da saúde física e mental, o médico pode indicar algumas soluções a curto, médio e longo prazo. Veja abaixo quais são elas!
Como aumentar a libido masculina?
Reposição hormonal
A reposição hormonal é indicada apenas quando há baixa concentração de testosterona no sangue, chamada cientificamente de hipogonadismo ¹.
É possível também que o profissional da área de saúde recomende o consumo de neurotransmissores que regulem o funcionamento cerebral e, consequentemente, aumentem o desejo sexual ¹.
A reposição hormonal possui alta possibilidade de recuperar totalmente o interesse por sexo e, em pouco tempo, o homem pode se sentir melhor, potencializando sua vitalidade física e mental ¹.
A suplementação de testosterona é feita por via transdérmica, com aplicação de um adesivo ou gel aplicado sobre a pele, ou via intravenosa, com injeção ⁴.
Há chances de alguns remédios influenciarem a libido e, por isso, é capaz do médico indicar outro medicamento hormonal ou não para equilibrar o funcionamento do organismo e a função sexual ¹.
Por exemplo, os remédios usados para tratar diabetes e doenças cardíacas alteram a libido ¹. Caso seja necessário, o urologista pode aconselhar que o paciente se consulte com um especialista em saúde sexual, o andrologista ¹.
Saiba mais: Veja as melhores vitaminas para homens com mais de 50 anos
Prática de exercícios físicos
A prática regular de atividades físicas é um excelente método para aumentar a libido masculina de forma natural. Isso porque há a melhora do sistema cardiovascular e a maior liberação de endorfina, hormônio que eleva a sensação de prazer e bem-estar ³.
Ótimo aliado da saúde física e mental, o exercício físico proporciona vários benefícios ao organismo, como prevenção e redução de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão, que influenciam a libido do homem ¹.
Há também o aumento da circulação sanguínea em todo o corpo, auxiliando na função sexual ¹.
De acordo com o Journal of Clinical Sleep Medicine, outro benefício da atividade física é a melhora da qualidade do sono, que interfere de modo direto sobre a libido masculina ¹.
Mas, fique atento: o excesso de exercícios físicos pode reduzir o desempenho sexual por sobrecarregar o corpo. Por isso, pratique regularmente, mas com moderação ¹.
Entenda por que é fundamental se movimentar constantemente: Quais as consequências do sedentarismo para a saúde? Veja as 7 principais
Cuidado com a saúde mental
Outra forma de aumentar a libido é cuidando diariamente da saúde mental. Lembra que a ansiedade, o estresse e a depressão também são fatores que estimulam a baixa libido?
Por isso, caso isso seja uma das causas da queda do desejo sexual, é recomendado procurar psicoterapia para entender o que pode ser feito para viver com mais bem-estar e qualidade de vida ³. As sessões podem ser feitas individualmente ou em casal, caso essa seja uma das questões da situação ¹.
O importante é o homem entender as causas do desequilíbrio mental, como elas impactam a sua saúde física e o que pode ser feito para alterar essa situação ⁴.
Pelo fato da queda da libido ser multifatorial, o tratamento psicológico pode ser acompanhado por tratamentos medicamentosos.
Alimentos afrodisíacos
Fonte: imagem adaptada do site: https://www.urotelemedicina.com.br/10-alimentos-que-aumentam-libido-do-homem/
Quer mais uma dica de como aumentar a libido masculina de forma natural? Insira na dieta diária alimentos afrodisíacos e que possuem propriedades que estimulam a produção de hormônios sexuais.
Conheça alguns deles: maca peruana, ginseng, amendoim, noz moscada, sementes de abóbora e linhaça, banana e ostra ³.
Destacamos dois alimentos bastante poderosos quando o assunto é libido masculina e feminina, a maca peruana e o ginseng.
O ginseng já é indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um fitoterápico que contribui para tratar e prevenir doenças crônicas cardiovasculares, neurológicas e oncológicas ⁶.
Ele é a raiz da planta medicinal Panax e é composto por ginsenosídeos, substâncias que apresentam estruturas parecidas com a testosterona e podem potencializar a força sexual ⁶.
A maca peruana, vegetal proveniente dos Alpes no Peru, também contribui bastante para aumentar a libido devido às suas propriedades. Estudos relatam que ela estimula a fertilidade (melhorando a atividade dos espermatozoides), o desejo sexual e a vitalidade de homens e mulheres ⁶.
Redução do consumo de álcool e/ou drogas
O uso regular e excessivo de bebidas alcoólicas modifica o fluxo do sangue, que pode gerar dificuldade de ereção e/ou ejaculação. E, em longo prazo, o consumo de álcool pode desencadear problemas psicológicos e disfunção erétil ³.
Mudança na rotina do casal
É normal a baixa libido afetar o relacionamento a dois. Mas, isso pode ser resolvido com algumas mudanças de hábitos do casal, investindo em novas atividades fora da rotina ³.
Isso inclui descobrir novos lugares, fazer uma viagem a dois e tentar novas posições sexuais ou estímulos diferentes ³.
A dica principal aqui é: converse bastante com a outra pessoa sobre desejos, fantasias e preferências. A intimidade é essencial para estimular a libido de homens e mulheres ³.
Tratamento de outras disfunções sexuais
Por último, outra maneira de recuperar a libido masculina é investigar se há outras disfunções sexuais que gerem a falta de interesse pela relação íntima a dois ¹.
Afinal, caso haja dificuldade durante o ato sexual, é comum que a vontade de fazê-lo seja reduzida gradativamente. Portanto, marque uma consulta com um médico de confiança e faça os exames necessários ¹.
Percebeu que a libido masculina é influenciada simultaneamente por diversos fatores, certo? Por isso insistimos tanto na adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável, que promova a saúde física e mental diariamente.
Isso envolve uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, boas noites de sono, bons relacionamentos interpessoais e, claro, evitar ao máximo o estresse e a ansiedade excessivos.
Quer continuar aprendendo a aumentar ou a manter a libido masculina em alta? Veja mais artigos completos com dicas de bem-estar e qualidade de vida:
- Alimentação para quem malha: quais alimentos melhoram o desempenho físico?
- Dicas de autocuidado para viver com mais alegria, saúde e disposição
- O que é calvície? Quais são as causas? É possível evitá-la? Entenda!
Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.
Mollea ACM, et al. Fatores psicofisiológicos na terapia de reposição hormonal em homens. Ciênc. cogn. [online]. 2004; 3: 04-09.
Teixeira, A. T. R. D. C., & Vale, B. D. O. C. D. (2021). Análise dos efeitos afrodisíacos do Ginseng e da maca peruana na sexualidade-uma revisão de literatura.