
Qual foi a última vez que você trocou de travesseiro? Esse é apenas mais um dos aspectos que influenciam a qualidade do sono. Afinal, pode parecer que não, mas saber qual o melhor travesseiro para dormir e trocar o seu, quando necessário, é muito importante.
Um dos pontos mais relevantes para ter uma boa noite de sono é o conforto. Isso inclui desde a roupa que você escolhe até o seu colchão e travesseiro.
Quando você não está com as peças certas, pode acabar rolando na cama a noite toda por não encontrar uma boa posição para relaxar e descansar.
Indo além do conforto, saber qual o melhor travesseiro para dormir também é questão de saúde: ajuda a dormir na posição correta, evitando dores e prejuízos para o corpo a longo prazo.1
Por isso, se você não conhece os tipos e nem sabe como escolher um bom travesseiro, chegou a hora de entender mais sobre esse assunto. Continue a leitura e confira!
Qual o melhor travesseiro para dormir?
Firme, macio, alto, baixo… Afinal, qual o melhor travesseiro para dormir? Quando você chega a uma loja para escolher, são diversas as opções disponíveis.
Nessas horas, você acaba indo para o que julga mais confortável, de acordo com seu gosto pessoal. No entanto, nem sempre o que você prefere é o melhor para manter uma boa postura e a coluna alinhada durante a noite.
A verdade é que o travesseiro serve para nivelar o corpo, alinhando a postura ao dormir.1 Isso porque, ao se deitar sem um apoio para a cabeça, ela tende a ficar mais baixa do que o corpo.
Dessa forma, pensando na real função de um travesseiro, dá para imaginar que o melhor travesseiro para dormir é aquele que mantém sua coluna alinhada, certo?
Portanto, ele não pode ser macio demais ao ponto de afundar sua cabeça, nem firme ao extremo para deixar a cabeça para cima.
Além disso, ele deve ter a altura certa que encaixe entre a cama e a sua cabeça, sem ser muito baixo ou alto demais, o que também causa má postura e dores no pescoço.2
Outro ponto relevante para chegar a conclusão de qual o melhor travesseiro para dormir é o material, que está diretamente relacionado com sua firmeza. Abaixo, veja alguns tipos e suas características principais.
5 tipos de travesseiro e suas indicações
1. Travesseiro de plumas ou penas
As opções de plumas ou penas costumam ser as mais caras do mercado exatamente porque possuem a fama de ser os melhores tipos de travesseiro.
Realmente, esse é um dos modelos mais macios, além disso, são travesseiros que não retêm tanto o calor corporal.3
Apesar disso, eles podem ser ruins para quem sofre com doenças alérgicas respiratórias, pois tendem a aumentar as crises.3
Sem contar que é preciso utilizar fronhas mais grossas, pois as plumas podem vazar e cutucar a cabeça durante a noite.
2. Travesseiro de algodão
As fibras naturais são sempre uma preferência quando falamos em roupa de cama. E quando o assunto é qual o melhor travesseiro para dormir, elas também ocupam uma posição preferida.
Isso acontece porque o travesseiro de algodão é um dos mais "respiráveis", o que significa que ele não retém suor, evitando o acúmulo de sujeira e o mau cheiro.3
Além disso, ele é uma opção interessante para pessoas alérgicas, pois são fáceis de higienizar.
Outro ponto positivo do travesseiro de algodão é que ele é macio3. No entanto, diferentemente de uma espuma de memória, por exemplo, ele não se molda ao formato da cabeça, contornando a região.
3. Travesseiro de látex
Para quem sofre com dores musculares ao acordar, principalmente na região do pescoço e costas, o travesseiro de látex é uma opção interessante.
Ele é mais firme do que as opções de plumas ou algodão, o que ajuda a manter a cabeça alinhada.3 Além disso, ele também é uma alternativa de maior durabilidade.
Um ponto negativo é que, por ser um material sintético, pode acabar absorvendo o suor, o que a longo prazo pode causar um odor desagradável.3
4. Travesseiro de microfibra
Para quem está em busca de um travesseiro econômico, o material de microfibra pode ser uma alternativa.
Além do fator preço, ele pode ser o melhor travesseiro para dormir para quem prefere travesseiros flexíveis.3
O lado ruim desse tipo de material é que ele absorve não apenas o suor como também o calor do corpo, o que pode deixá-lo muito quente durante a noite.3
5. Travesseiro com espuma de memória
Por fim, chegamos à opção mais interessante para quem quer ter uma boa noite de sono.
O travesseiro com espuma de memória é a resposta para a dúvida de qual o melhor travesseiro para dormir.
Isso porque ele conta com a tecnologia que permite maior adaptação ao corpo.3 Assim, ao se deitar em um travesseiro com espuma de memória, ele irá contornar a cabeça e pescoço, além de suportar muito bem a musculatura dos ombros.
Para quem sofre com dores musculares nessas regiões, ele é a opção mais indicada. Além de ser um travesseiro que se adapta a qualquer posição, ajudando a manter o alinhamento do corpo mesmo que você durma de bruços, de lado ou de barriga para cima.3
Quando trocar travesseiro?
Agora que você já conhece algumas opções, certamente já chegou à conclusão de qual o melhor travesseiro para dormir de acordo com suas necessidades e condições.
O que você precisa saber agora é o momento ideal para trocar de travesseiro. Afinal, por quantos anos é possível ficar dormindo com o mesmo travesseiro?
No máximo dois anos, pois, após esse tempo, cerca de 25% do peso do travesseiro passa a ser composto por bactérias e ácaros.4
Por isso, o mais indicado ao comprar um novo travesseiro é anotar a data, para fazer o acompanhamento do prazo corretamente.
Além disso, vale a pena ficar atento a questões como: “buracos” na espuma da peça, manchas e sujeiras que não saem mesmo higienizando, aumento de crises alérgicas ao usá-lo e o aumento de dores musculares nas costas e pescoços ou de cabeça.4
Gostou desse conteúdo? Agora você já está pronto para decidir qual o melhor travesseiro para dormir bem. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas!